João Arenna

RÁDIO PEÃO

Na seção COMO FAZER da Revista Exame (30/09, p. 86) o foco da reportagem é sobre como aumentar a PRODUTIVIDADE.

Sem dúvida, um assunto de interesse geral e muito atual.

Entre os 4 pontos principais abordados pela empresa Dow Química para aumento da produtividade o que despertou minha atenção foi o que chamaram de INFLUENCIADORES CONTRA RUMORES, ou no dicionário empresarial, a famosa RÁDIO PEÃO.

RÁDIO PEÃO

Acredito que, de alguma forma, já fomos impactados por esse meio de”comunicação interno”, quase sempre de maneira negativa.

No caso da DOW, a empresa justamente usou a seu favor o grande poder desse veículo para divulgar as mudanças que seriam necessárias para aumentar a produtividade, elegendo 3 funcionários de cada setor (num total de 50), “com ótimo networking” com o intuito de espalhar as novidades como algo positivo, ao contrário daquilo a que isso se presta normalmente, ou seja, criar, aumentar e propagandear as informações consideradas ruins.

Enfim, com a adoção dessa forma de falar, a empresa conseguiu que se divulgasse uma coisa boa, por meio de um sistema caracterizado como ruim e nocivo à comunicação empresarial. O pessoal de RH que o diga!

Assim, fica-nos muito claro que é possível ajustar o dial dessa rádio e transformá-la em uma FM que além das “pequenas notícias” do dia a dia, pode, realmente, tocar e multiplicar fatos, agregando informações úteis e positivas.

E ai, qual a trilha sonora da empresa em que você trabalha?

E você como DJ, o que tem tocado para o pessoal?

Tem utilizado a técnica das 3 peneiras de Sócrates?

Assista ao vídeo abaixo e faça uma análise do que vale a pena comentar…

Fique atento!

SUCESSO!

 

Outros posts deste autor
WE LOVE EBITDA: VISTA ESSA CAMISA!
QUAL O FUTURO DOS VENDEDORES?
LOJA DO FUTURO?
Auribus teneo lupum, ou ainda…
MELHORANDO A GESTÃO DE PESSOAS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JCblogs Produzido por Gabriel Ferrari Mariano