Renan Riggo

Qual é a qualidade do futebol que se pratica no Brasil?

O empate entre o líder e o vice-líder do Campeonato Brasileiro de 2017, Corinthians e Grêmio, respectivamente, acabou decepcionando muitos daqueles que ainda depositavam suas esperanças em grandes atuações por parte das duas equipes e algum resultado que pudesse representar  mudanças na conjuntura atual da competição. Com o desfecho da 29ª rodada, a diferença entre os dois clubes permaneceu em 9 pontos (Corinthians 59 e Grêmio 50), sendo que agora Palmeiras (que venceu a Ponte por 2×0 em São Paulo) e Santos (que empatou com o Sport em Recife) também encontram-se com os mesmos 50 pontos do Tricolor Gaúcho.

 

Créditos: http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/

 

O resultado da peleja entre paulistas e gaúchos juntamente com os placares das outras partidas demonstraram-se favoráveis ao líder do campeonato, tendo em vista que a diferença na tabela se manteve. Contudo, as estatísticas da partida em si apontam para algo grave que todos nós, amantes do esporte bretão no Brasil, deveríamos parar para refletir: qual é a qualidade do futebol que está sendo jogado no país?

 

 

Créditos: Scout da TV Globo

 

Um confronto entre dois grandes clubes, na situação em que se encontram, apresentar qualidade de jogo tão aquém das expectativas é um sintoma claro da doença que assola o futebol nacional de uns tempos para cá. A cultura dos resultados instantâneos, que traz consigo demissões de técnicos absurdas, sendo que eles próprios também são coniventes com esse sistema, a soberba do pensamento “nós somos pentacampeões do mundo e ninguém sabe de futebol melhor que nós”, o não empenho na busca de novos conhecimentos (táticos, técnicos, de gestão, etc.) por parte de quem trabalha com o esporte, o mercado de transferências que não permite que os nossos principais craques permaneçam, o conservadorismo e autoritarismo da entidade que o comanda e a inércia dos clubes são apenas alguns dos fatores que contribuem para que o nosso futebol esteja como está atualmente.

Creio que muitos podem achar invalida e não concordar com esta opinião sobre a presente situação futebolística brasileira, e respeito. Entretanto, faço um convite ao leitor que dispõe de meios para tal: assista a um jogo da Premier League inglesa, ou da Budesliga alemã, ou até mesmo de La Liga espanhola (não precisa ser um embate entre dois clubes considerados grandes) e depois assista a um confronto do nosso Campeonato Brasileiro. Ao final, considere qual foi o jogo mais agradável de ser assistido, em termos de qualidade técnica, tática e dinâmica de jogo; deixe seu comentário para nós, é importante falarmos sobre esse aspecto!

Outros posts deste autor
[ARTIGO] Seleção Alemã de Futebol
[ARTIGO] Seleção Italiana de Futebol
[ARTIGO] Seleção Uruguaia de Futebol
Final da UEFA Champions League
Ayrton Senna da Silva
Ayrton Senna da Silva (da Fórmula 1, do Brasil, do Mundo)

4 Comentários

  • André Araujo
    20 de outubro de 2017 - 17:25 | Permalink

    Concordo em gênero, numero e grau!

  • 20 de outubro de 2017 - 18:09 | Permalink

    Lindo texto. Uma pena que meu pouco conhecimento na área não permita fazer um comentário específico em termos táticos ou dinâmicas de jogos, mas,fico feliz quando se coloca em pauta as coisas ruins que nos são apresentadas como sendo normais. Parabéns!

    • Renan Riggo
      27 de outubro de 2017 - 16:21 | Permalink

      Muito obrigado pelo comentário, Pat!

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    JCblogs Produzido por Gabriel Ferrari Mariano