João Arenna

POR QUE NÃO SOMOS ASSERTIVOS?

Eis uma pergunta que deveríamos nos fazer…

Então, o que é assertividade?

Alguém já disse que assertividade é uma filosofia de relacionamento humano com soluções ganha-ganha.

Também já li que assertividade é uma competência emocional que determina que um indivíduo consegue tomar uma posição clara, ou seja, não fica “em cima do muro.

Prefiro pensar que ambas estão certas e acrescentar que assertividade não significa que uma pessoa esteja certa ou errada, mas indica que ela defende suas ideias com vigor, porém, respeitando a outra parte.

ASSERTIVIDADE

Então, por que não somos assertivos?

Penso que, primeiramente seja por que não queremos “magoar” a outra pessoa defendendo nossas ideias…

Pode ser também que ao tomar uma posição que venha a divergir das demais, automaticamente, sejamos considerados “do contra” e isso não é lá muito legal…

OPINIÃO

Penso diferente, pois vejo a assertividade como uma oportunidade de manifestar minha opinião, mesmo que ela não seja a que outros gostariam. Por outro lado, não há necessidade de utilizar de uma posição superior para me fazer ser aceito e nunca contestado.

AGRESSIVIDADE

Assim, entendo que não somos assertivos quando utilizamos de subterfúgios para sermos aceitos e, portanto, não questionados.

Usar de assertividade é uma prática de pessoas maduras e bem-resolvidas, que ao mesmo tempo que sabem o que querem, conseguem ouvir e discutir de forma civilizada uma opinião contrária.

Caros leitores e leitoras, experimentem ser assertivos e descubram como é bom adotar uma postura e defendê-la com sabedoria e sensibilidade!

Carpe diem!

Outros posts deste autor
WE LOVE EBITDA: VISTA ESSA CAMISA!
QUAL O FUTURO DOS VENDEDORES?
LOJA DO FUTURO?
Auribus teneo lupum, ou ainda…
MELHORANDO A GESTÃO DE PESSOAS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JCblogs Produzido por Gabriel Ferrari Mariano