Samia Dias

Ponto de venda, explore com inteligência.

A primeira impressão que temos de um produto exposto no ponto de venda vem através de nossos olhos, isso significa que sua exposição nos causou algo positivo, caso tomemos a decisão de comprarmos este produto.

Para a técnica de exposição correta do produto no ponto de venda, dá-se o nome de merchandising, muito pouco explorado com conhecimento de causa por lojistas e seus funcionários.

Muitos acham que o merchandising está ligado somente a supermercados, onde trabalhamos a exposição de produtos nas gôndolas de supermercados, para que as donas de casa façam suas compras com maior facilidade e comprem por impulso.

Porém, uma boa exposição também deve ser feita pelos segmentos de roupas, calçados, eletrodomésticos e todos os outros varejistas que pretendem vender seus produtos e conquistar seus consumidores, principalmente neste momento de crise que estamos enfrentando.

Atualmente, as vendas dos produtos estão ocorrendo mais por planejamento do que por impulso e, quem sai ganhando é o lojista que fez o bom investimento em merchandising no ponto de venda.

Uma premissa básica para uma boa exposição é a iluminação dos produtos que queremos dar destaque. São aqueles que acabaram de chegar na loja, que possuem “venda garantida” e principalmente, convidem o cliente a entrar no estabelecimento. A partir do momento que este passo foi conquistado, o atendimento segue para finalizar a venda de sucesso.

Mas, dando continuidade ao assunto, devemos sempre lembrar o público que o lojista atende para que a exposição seja voltada a ele, sempre atendendo suas expectativas.

Se tiver espaço interno, explore manequins dentro da loja e utilize itens de decoração voltados ao público que atinge.

paredes

As promoções sempre são bem-vindas e, da mesma forma, devem ser bem exploradas nos pontos de venda independentemente do público que estejam voltadas, porque o cliente precisa saber os benefícios que ele terá em sua compra e, se as promoções forem bem divulgadas e expostas, é muito provável que as vendas possam ser maiores do que as esperadas.

Jamais tenham produtos sujos, amassados, com impressão de velhos, expostos ao seu cliente. Cuide para que tudo esteja impecável para que ele tenha sempre uma boa impressão de todos os produtos que estão à venda.

Nunca se esqueçam de cadastrar seus clientes para desenvolverem outras ações de marketing e garantir novas vendas.

Outros posts deste autor
Você sabe o que seu consumidor quer?
Omni-channel, como fazer e por que fazer?
Tenha sucesso com sua equipe de vendas
Ser lembrado é o suficiente?
Viva a experiência!

Um comentário

  • 23 de junho de 2015 - 14:26 | Permalink

    Olá, gostei muito do seu artigo, aguardo mais novidades. Para mim, que estou começando agora, suas dicas foram muito importantes.

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    JCblogs Produzido por Gabriel Ferrari Mariano