Gabriel Ferrari

Os Perigos do Leite Para Saúde

Todas as espécies de mamíferos amamentam seus filhotes. Quando crescem eles abandonam o leite e assumem outras dietas. Todas fazem isso, menos uma: humanos. Há algo tremendamente errado nisso.

 

O macaquinho mama, mas quando cresce só come frutas!

O macaquinho mama, mas quando cresce só come frutas!

Foto: Fabrício Corsi Arias. Foto Vencedora no Concurso National Geographic Brasil

 

Se você ama leite, é melhor parar por aqui. Você não vai ficar feliz com o que vai descobrir. Vou começar com 9 motivos para não tomar leite, e se você quiser saber o porquê, é só continuar lendo.

  • Você não precisa do leite para sobreviver.
  • O cálcio do leite não tem importância na saúde dos ossos.
  • Esse cálcio  não tem relação com a prevenção à osteoporose.
  • O consumo de leite de vaca está relacionado com morte súbita no berço.
  • Esse consumo  estimula obesidade e diabetes principalmente em crianças.
  • O leite é profundamente contaminado.
  • O leite de vaca está relacionado com câncer de mama, próstata, ovário.
  • O cálcio do leite de vaca não é bem absorvido pelo corpo humano.
  • O cálcio excedente no corpo causas doenças cardiovasculares.

Nós não temos hábito de ler sobre os ingredientes presentes nos produtos que compramos. Muito menos saber mais sobre o processo de produção deles. O que chega pelas propagandas sobre essa bebida é a maior desinformação que existe. Você vai descobrir que leite é tudo, menos leite.

 

leite é tudo, menos leite

 

Vida de Vaca

Uma vaca livre na natureza vive 25 anos, e produz em média 5 litros de leite por dia para seus bezerros. Contudo, vacas leiteiras não são livres. São vacas confinadas. Elas passam o dia sendo ordenhadas mecanicamente, para extrair leite até a última gota.

Essas vacas são constantemente engravidadas de maneira artificial. Isso aumenta sua produção. Mas também aumenta a liberação de muitos hormônios. Aliás, elas recebem hormônios de crescimento (BGH, posilac) para aumentar a produção. Esses hormônios injetados vão parar no leite. Como se não bastasse, a ordenha mecânica estimula a secreção de mais hormônios ainda.

Por causa dessa ordenha mecanizada, ocorre a incidência de infecções e mastites nas glândulas mamárias( as tetas da vaca!). Mas a ordenha não para. São administradas altas doses de antibióticos. Agora o leite tem hormônios, antibióticos, fungos e bactérias das glândulas da vaca.

No final das contas, a vaca leiteira vive em média 5 anos e produz 60 litros de leite por dia.

Quer vida de 5 anos mais feliz que essa?

Quer vida de 5 anos mais feliz que essa?

 

Pasteurização – Leite UHT

Alguém teve a brilhante ideia de sofisticar o processo criado por Louis Pasteur, e criar o leite UHT(Ultra High Temperature). Ele é aquecido a altíssimas temperaturas( 150º) por poucos segundos(2 segundos). Isso destrói bactérias, algumas delas que seriam úteis aos nossos intestinos. Mas também destrói por desnaturação as vitaminas.  O leite torna-se um produto inerte, morto. Mesmo após a pasteurização pesquisas apontam a presença de antibióticos. Há muitas outras contaminações presentes como metais e pesticidas.

antibioticos no leite

Presença de antibióticos no leite.(BRASIL, 2002)

 

 

“O leite que sai do peito da vaca é bem diferente do produto que sai da caixinha.”

 

Intolerância à Lactose

A lactase produzida por nós é responsável por sintetizar a lactose e gerar glicose para nosso organismo. O ser humano começa a perder a capacidade de produzi-la por volta dos 4 anos, quase cessando aos 10. Ser intolerante a lactose é um processo normal. 97% dos asiáticos são intolerantes à lactose. O que é diferente de ter alergia a proteína de leite de vaca, que é mais perigoso e outro motivo para não consumi-lo.

intolerância à lactose

 

 

Saúde das crianças

Obesidade e Diabetes

Há vários fatores presentes no leite que levam ao desenvolvimento de diabete tipo 1 e obesidade, entre eles os hormônios que estimulam o crescimento do animal. Eles estão relacionados também com outras enfermidades como infecção no ouvido, asma,autismo e etc.

Morte súbita no berço

Por que só é permitido o aleitamento materno até um ano de vida de uma criança, e sumariamente proibido o leite de vaca? Porque a caseína  leva a criança a desencadear alergia, causando morte súbita. No leite de vaca existem minerais próprios para o estômago do bezerro, que é um animal ruminante. O estômago humano não está preparado para utilizá-los! Por isso essa bebida é inadequada para nosso organismo!

“Cada mamífero produz leite específico para sua espécie .”

o único leite saudável é o leite da própria espécie.

O único leite saudável é o leite da própria espécie.

 

“É difícil acreditar que um produto que dura seis meses na prateleira do mercado seja saudável”

Câncer

Porque o leite contribui para o desenvolvimento de câncer? Bom, os hormônios secretados nele são fatores de crescimento. E o câncer é um descontrole do crescimento de células do corpo em ambiente propício, estimulado por estes fatores de crescimento. Tomar leite é fazer uma reposição hormonal “não solicitada”. Estimula o câncer de próstata nos homens, mas é pior ainda nas mulheres.

Veneno para as mulheres

Acho que todas as meninas sabem que os níveis de progesterona em uma mulher aumentam no período de gravidez. Aumentam 20 vezes para suprir as necessidades da nova vida crescendo dentro dela. Não há gravidez sem muita progesterona. O mesmo acontece na vaca. Mas o hormônio da vaca é a estrona. E a estrona está relacionada com câncer no ser humano. Principalmente o câncer de mama na mulher.

cancer de ovario

 

Naturalmente esta estrona está no leite da vaca. Mas lembre-se: Essa vaca está gravida. Há 33 vezes mais estrona do que o normal.

 

Gráfico de câncer de mama nos países com consumo de leite

Gráfico de câncer de mama nos países com consumo de leite

 

O Mito do Cálcio

Existe uma ideia geral de que “leite tem cálcio” e “cálcio faz bem para os ossos“. O leite de vaca possui níveis altíssimos de cálcio, ideais para um bezerro, mas não para nós. O ser humano absorve apenas 32% desse cálcio. A absorção de cálcio depende da presença correta de outros elementos como magnésio. O cálcio em excesso está diretamente relacionado com o desenvolvimento da osteoporose e não a prevenção!

osteoporose

 

Coração em perigo

Um pessoa que não tem muito magnésio na dieta não fará a absorção correta do cálcio. Para onde irá esse cálcio do sangue? Aliado à gordura do leite, o cálcio irá se depositar nas veias e artérias do coração.

Vaca não toma leite, e nem por isso lhe falta cálcio.

Vaca não toma leite, e nem por isso lhe falta cálcio.

 

É difícil acreditar mas o consumo de leite aumenta as chances de doenças cardiovasculares.

Leite não previne osteoporose e possivelmente contribui para o desenvolvimento de DCV (doença cardiovascular)– PHYSICIANS COMMITTEE FOR RESPONSIBLE MEDICINE, Good Medicine 2., SPRING 2001:23

A relação correta de cálcio e magnésio pode ser perfeitamente obtida dos vegetais. Verduras e legumes verdes com brócolis, couve, alface, abobrinha são ricos em magnésio.

 

 

 

“Leite de vaca é alimento pra bezerro.”

AVC

 

Por que bebemos leite?

Não é estranho que sejamos a única espécie que depende do leite de outra espécie para suprir suas necessidades de cálcio? Se isso não está correto, por que bebemos o leite então? Pelo mesmo motivo que bebemos cerveja. Não é saudável, mas alguém está ganhando dinheiro com isso.

 

mensagem dr lair ribeiro

A vida sem leite

Não tenho leite em minha dieta à 8 anos. Quando saí da juventude senti os efeitos de intolerância à lactose em meu organismo, então abandonei o habito de bebê-lo. Também sou competidor e praticante de judo à 7 anos, onde o risco de fraturas ósseas é muito maior. No entanto as fraturas ósseas que coleciono foram em momentos críticos de lutas. Em média, chego a  sofrer 40 quedas em cada treino. Eu e os outros praticantes nunca tivemos lesões ou dores com motivações ósseas.

Contudo, diariamente pessoas sedentárias, mais jovens ou mais velhas sofrem quedas acidentais em casa e na rua que terminam em fraturas ósseas. Isto está relacionado ao sedentarismo, tabagismo e outros aspectos. Pode estar relacionado ao consumo de leite também.

“Infelizmente o leite moderno é mais prejudicial que saudável”

Por causa da intolerância a lactose, meu consumo de laticínios é muito baixo e esporádico, feito apenas por prazer( como quando vou em um casamento e como um prato de frios). Mas não tenho leite ou nenhum laticínio exclusivo na dieta alimentar.

 

Este artigo é fruto de  pesquisa em fontes como a palestra O Mito do Leite do Dr Lair Ribeiro, livros como “Milk, the Deadly Poisonde Robert Cohen e outras de fontes médicas.

Outros posts deste autor
analise do cérebro
Como melhorar em 14 segundos
Pra que defender Lula?
Sérgio Moro não é o herói
O herói não é Sérgio Moro
Quem está levando o racismo adiante?
Resolva Conflitos Como Um Mestre Zen

3 Comentários

  • 8 de abril de 2016 - 13:09 | Permalink

    Desde da minha infância na prática das Artes Marciais Chinesas, que eu sei que o leite de vaca e seus derivados nos causam enormes prejuízos a nossa saúde num futuro muito próximo.
    Exemplos:
    1º) – Nas deformidades ósseas, o leite contribui para o desenvolvimento dos Osteófitos (bicos de papagaios), na coluna vertebral,
    2º) – Causas do esporão de calcâneo
    Situações variáveis como um estresse crônico à região do calcanhar pode provocar o surgimento de um esporão, assim como o uso diário de leite de vaca e seus derivados que contribuem negativamente para o desenvolvimento dos esporões. Pessoas com a curvatura dos pés acentuada, que sofrem com o sobrepeso ou que trabalham em pé durante muito tempo têm forte tendência a apresentar o problema.
    3º) – Não para por aí, o uso de leite de vaca leva a falência dos órgãos internos, desenvolvimento do câncer, diabetes, estraga com a qualidade do sangue, desenvolve a osteopenia, osteoporose, enfim. Pelo o amor de Deus! Pela sua própria vida deixe de tomar leite e seus derivados. Tome muita água e dê a preferência as águas alcalinas, aí sim: você estará não só lubrificando as articulações da sua máquina perfeita que é o corpo humano, como também limpando todo o lixo produzido no cotidiano dos seus esforços físicos.

    • 8 de abril de 2016 - 14:02 | Permalink

      Muito obrigado por seu comentário José!
      Eu desconhecia esses aspectos, caso contrário eu os tereia colocado no artigo.
      Isso certamente irá aumentar muito o conhecimento de quer ler este texto.

  • José Olyntho- Mirandópolis-sp
    12 de abril de 2017 - 03:08 | Permalink

    Não só o esporão, a Doença de Crohn é mais incidente nos países recordistas do uso do leite de vaca como EuA, N. Zelândia, Australia, etc. como refere este artigo sobre : O papel da vitamina D e polimorfismos genéticos na doença de Crohn
    Na Nova Zelândia, a prevalência de doença de crohn é uma das mais elevadas do mundo e ainda pouco se sabe sobre os motivos para este facto.Não é, porém por falta de Sol lá, mas por EXCESSO DO Hormônio citado!!! Abs
    José Olyntho- Mirandópolis-sp

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    JCblogs Produzido por Gabriel Ferrari Mariano