Fabíola Cunha

Obsessão pela beleza inatingível

Todos sabem que a modelo Andressa Urach está internada em estado grave devido a uma infecção derivada da injeção de produtos químicos para “melhorar” a aparência das coxas. Programas de televisão de todos os segmentos estão noticiando a evolução do quadro da moça e tem surgido aqui e ali discussão sobre a ditadura da beleza e suas consequências. Longe de querer entrar nesse debate, prefiro sugerir alguns filmes sobre a obsessão por um padrão corporal inatingível.

Maus Hábitos 

Simon Bross (México, 2008)

Esse drama mexicano acompanha três mulheres com “problemas” diferentes: uma freira que quer jejuar para evitar uma inundação; uma mãe que tem vergonha da filha gorducha e quer “emagrecê-la” até a primeira comunhão; uma estudante obesa que aceita sua situação e seduz o professor – casado com a mãe envergonhada da menina gordinha. Sem didatismo, o filme lida com obsessões e aceitação feminina.

Time

Kim Ki-Duk (Coréia do Sul, 2006)

Volta e meia surgem notícias sobre a obsessão das mulheres japonesas, chinesas e coreanas por intervenções cirúrgicas que deixem seus rostos mais “ocidentais”. Este suspense sul-coreano mostra a protagonista desaparecendo da vida do namorado, pois acredita que ele se cansou dela. Ela submete-se à cirurgias diversas e fica irreconhecível, retornando para a vida dele alguns meses depois na esperança de fazê-lo apaixonar-se por seu novo rosto.

3 Belezas

Carlos Caridad-Montero (Venezuela, 2013)

Stefânia e Carolina de Mônaco são irmãs venezuelanas e têm nomes de princesas não por acaso: a mãe de ambas segue um rígido cronograma para transformar as meninas em misses. Estamos na Venezuela e a produção de mulheres para concursos de beleza é quase industrial. Restrição alimentar e depilação já fazem parte da rotina das crianças.

Outros posts deste autor
Coutinho, o cabra marcado para morrer
Documentários para ver ontem
Filmes que são presentes
“Você não pode se livrar de Babadook”
As mulheres badass do cinema

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JCblogs Produzido por Gabriel Ferrari Mariano