Adriano Carioca

O segredo de como ter o tempo a seu favor (parte 1)

Liberte-se do tempo

Você já ouviu falar em Jack Bauer?

Relembrando: Jack Bauer (Kiefer Sutherland) é o protagonista da série norte-americana 24 horas. Kiefer interpreta um agente do governo que luta contra o tempo para salvar seu país de diversas ameaças terroristas.

Jack Bauer

Jack Bauer (série de TV “24 horas”)

 

Ele tem apenas 24 horas e o que mais chama a atenção do telespectador é o fato da série ser dividida em 24 episódios e cada um representar uma hora do dia de Jack. A noção de tempo real é impressionante, chamando a atenção para o que realmente é possível se fazer em um dia quando definimos algumas prioridades. Vamos lá?

Imagine que você é correntista de um Banco. Todos os dias, é depositado em sua conta o valor de R$ 86.400 reais. Você pode utilizá-lo como quiser. Só existe uma condição:  este valor não é acumulativo. Acabou o dia, o valor que sobrar em sua conta será zerado e no dia seguinte, serão depositados mais R$ 86.400,00. O que você faria?

Sua vida não é diferente. Todos os dias, a vida lhe credita 86.400 segundos de oportunidades para desfrutar de tudo que o mundo oferece. E, assim como no Banco, cada segundo pode ser aproveitado conforme sua vontade. Não há restrição, não há condição, nem letrinhas minúsculas no rodapé. Seu tempo, sua escolha.

O tempo voa!

O tempo voa!

Porém, ao final do dia, ao virar das 23:59 para 00:00, todo o tempo que você não aproveitou é descartado, e tudo começa novamente. Tempo não é acumulativo. Aproveitou? Ótimo!  Se não, próximo! Cada segundo, cada momento é tão importante quanto seu dia inteiro. E pra você que acha que um segundo não é tão significativo assim, veja: o tempo de reação que um nadador tem para tomar uma decisão não chega a 0,7 segundos.

Lembre-se que “Cada segundo é tempo para mudar tudo para sempre.” Charles Chaplin.

 

Como tirar o melhor proveito do tempo

Aproveitar o tempo não significa ficar de olho no relógio. Você aproveita melhor o tempo quando define suas prioridades e traça um planejamento. Outra coisa muito importante é que planejamento não é previsão. Você não precisa saber exatamente o que vai acontecer no futuro, aliás essa habilidade, infelizmente segue restrita a um pequeno grupo de pessoas no planeta e tem sua credibilidade atribuída pela crença que cada um acha mais significante para si.

Ou seja, você prioriza, planeja, aplica e mensura. Simples assim. E fica uma dica: pense em planos de 90 dias. Trace um plano para os próximos 3 meses. Depois volte aos poucos até o presente, traçando um plano por mês, planejando a semana e depois fazendo uma agenda diária. Ao final dos 90 dias, analise seu desempenho e comece outro de plano de 90 dias.

Tome cuidado com a força do hábito, pois isso pode ser uma armadilha para o seu planejamento. Fazer aquilo só porque está habituado a fazer é desperdiçar seu tempo com algo que não foi nem priorizado e nem planejado. E ainda temos o costume de pensar “já estou aqui mesmo, vou aproveitar e fazer…”. NÃO! Enxertar o seu dia só para camuflar com a ilusão de ter um dia produtivo é sabotar o próprio sucesso. Seja duro com você mesmo e a vida será fácil pra você.

 

Como priorizar as atividades?

Abaixo está um gráfico bem simples e que exemplifica uma das melhores maneiras de você trabalhar suas prioridades:

Ui Nui - Uni Nuni

Ui Nui – Uni Nuni

 

Utilize os espaços em cada quadrante para relacionar os itens compatíveis com cada categoria.

Construindo esse gráfico, podemos classificá-las de 4 formas:

– Urgentes e Importantes: são atividades importantes de serem realizadas, pois seu caráter de urgência impacta diretamente no alcance de seus objetivos;

– Não urgentes e importantes: essas devem ser as próximas atividades a serem executadas. São atividades de produtividade, que alavancam seu negócio e sua vida pessoal;

– Urgentes e não importantes: são os famosos “ladrões de tempo”. O ideal é minimizar esse tipo de atividade;

– Não urgentes e não importantes: são os desperdícios, excessos de perda de tempo; é o que fazemos por força do hábito;

Em média, as pessoas gastam em torno de 6 horas por dia assistindo televisão. Isso representa 3 meses por ano e caso você acompanhe a expectativa de vida do Brasil e viva em torno de 70 anos, terão sido 17 anos gastos somente na frente da TV.

Lembre-se:

– não há dia mais importante que o dia de hoje;

– para que suas metas e objetivos se concretizem, suas atividades diárias precisam estar compatíveis com o objetivo maior;

– você não muda de vida do dia pra noite, mas pode mudar a direção;

– imagine como se hoje fosse uma final de campeonato. Não há o jogo de amanhã, e caso haja não se pode ter certeza dele. Aja hoje, decida hoje, aproveite hoje.

 

Agora que eu já revelei o segredo de como ter o tempo a seu favor, fiquem ligados porque dentro de alguns dias estará disponível a segunda parte deste post. Vamos abordar quais os principais inimigos da Administração do Tempo e como elaborar o Equilíbrio da Roda da Vida. Aguardo vocês! Ótima semana e sucesso!

#NosVemosNoTopo

 

Outros posts deste autor
Metas
A fórmula secreta para alcançar metas e objetivos
Vida
Como serão seus últimos 10 anos de vida?
paperman
Aprenda sobre persistência com o Paperman
Volte ao básico!
Se der tudo errado, volte ao básico!
Sucesso
Para ter sucesso, basta decidir! Você duvida?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JCblogs Produzido por Gabriel Ferrari Mariano