Gabriel Ferrari

A Internet das Coisas

Caminhamos na direção de tornar realidade coisas que víamos apenas em filmes como “De volta para o futuro“, “Minority Report” ou no desenho dos Jacksons. A tecnologia escapou dos computadores e smartphones e se espalhou por todos os objetos a nossa volta. Isso é a internet das coisas.

 

E ai? Está aguardando o skate do McFly?

Aguardando pelo skate do McFly? Na verdade ele já existe e chama HENDO!

 

A internet das coisas é a conexão de todas as máquinas, dispositivos, sensores, automóveis, e acessórios com o objetivo de melhorar a vida. Ela está em seu relógio, óculos, pulseira, anel, chave, geladeira, colher e tudo mais que você puder pensar.  Com a tecnologia espalhada pelo ambiente, o mundo real e o digital se confundem em um só.

Todos os acessórios que alguém pode usar são passíveis de incorporar tecnologias. Um acessório comum como um tênis tem suas características estendidas para executar funções como monitorar ritmo cardíaco, velocidade e rota percorrida. Antes que você possa perceber, seu tênis enviou todas essas informações para seu smartphone! Conhecidos com o wearables technologies (tecnologias vestíveis) estes acessórios com tecnologia embutida já aparecem no mercado como relógios, pulseiras, anéis e até mesmo algumas roupas com sensores.

 

Google Glass

google glass - internet das coisas

Google Glass – óculos que disponibiliza um mundo virtual através de um  visor digital. Ele amplia a nossa realidade através de uma tecnologia chamada realidade aumentada. Nesta tela projetada em frente aos olhos são exibidos mapas, previsão do tempo, rotas e notificações de amigos. É possível tirar fotos com o piscar dos olhos, compartilhá-las na internet, ouvir músicas entre outras incríveis possibilidades.  Veja o vídeo de demonstração do Google( em inglês, mas você vai entender).

 

Owlet Baby Monitor

O Owlet Baby Monitor é um monitor vital para a saúde de bebês. É um dispositivo que reúne, em um aparato doméstico, várias funções de outros dispositivos utilizados em hospitais e incubadoras de recém-nascidos.

 

Feito com material antialérgico e totalmente lavável, pode ser fixado a qualquer parte do bebê. O dispositivo é capaz de monitorar dados a respeito da saúde, como batimentos cardíacos, respiração e temperatura da pele. Ele envia informações ao computador ou smartphone do pai e da mãe sobre o sono do bebê e sua posição na cama.

 

Liftware

Liftware-Spoons-internet das coisas - colher para mal de parkinsonAinda na linha de acessórios que beneficiam a saúde, encontra-se a colher Liftware. A empresa Lift Labs, recentemente comprada pela Google, inventou uma colher para melhorar a qualidade de vida de portadores da Doença de Parkinson. 

 

spoon

O suporte da colher é construído com tecnologia capaz de detectar as oscilações involuntárias da mão do usuário. Através destas informações o dispositivos gera vibrações contrárias que estabilizam a extremidade da colher. Isso permite que a pessoa consiga fazer sua refeição com tranquilidade.

 

 

 

 

Moda HighTech

Grandes empresas como Intel, Samsung, Google e LG estão investindo pesado em wearables e colocando tecnologia e internet em diversos itens sem perder o valor estético.  É o caso dos smartwatches (relógios inteligentes). O SmartWatch é neto do antigo “relógio-calculadora”, e um dos principais representantes da internet das coisas.

 

SmartWatch – Relógio Inteligente

SmartWatch Alcatel - internet das coisas

SmartWatch Alcatel

 

Por serem relógios que agregam funções típicas dos smartphones, são a nova tendência para os próximos anos. Os SmartWatches redefinem o conceito de “relógio digital“.

 

smartwatch motorola

 

O visor geralmente é uma tela touchscreen tal como nos smartphones. Com eles é possível ver mapas, ouvir músicas, atender ligações, monitorar o desempenho em atividades físicas, publicar no twitter e atender chamadas de voz. Tudo isso sem perder o apelo estético. Apesar de grandes empresas como Google e Apple estarem no mercado dos Smartwatches, a Alcatel promete ser a “Zara dos relógios inteligentes“, com relógios elegantes e luxuosos.

holawin-smartwatch

O mais bacana deles é que são menores que os smartphones e podem executar as mesmas funções, como atender chamadas. Outro benefício é que o  SmartWatch pode durar até 5 dias sem recarga. Ah, e também é possível ver as horas com eles!

 

 

 

 Internet das coisas em todo lugar

Qualquer coisa é passível de tertecnologia embutida, como conexão com a internet ou uma inteligência artificial.

Em casa

Geladeira Inteligente - internet das coisas

Geladeira Inteligente

Logo de manhã, o despertador informa à cafeteira para começar a fazer o café 5 minutos antes dele acordar você. Enquanto isso, a geladeira verifica o que está faltando em sua dispensa semanal e começa a fazer a lista de compras.

 

Nas ruas

Sensores de colisão, visores de GPS  e veículos inteiramente conectados à internet são uma realidade que você provavelmente já vive.

lente de contato para diabéticos - internet das coisas

lente de contato para diabéticos

No seu olho

Uma lente de contato especial é capaz de alertar ao usuário sobre seu nível de glicose, medindo a taxa de açúcar no sangue através da lágrima. É o fim das agulhadas para os diabéticos.

 

 

 

Oferecendo informações e características adicionais a internet das coisas está desenvolvendo um sexto sentido digital no ser humano. O mundo real e o digital se fundiram em nossa realidade. Aquele futuro que só imaginávamos nos filmes, bom…. nós já chegamos!

 

DeLorean_Arrival-back-to-the-future

O futuro já chegou!

 

Outros posts deste autor
analise do cérebro
Como melhorar em 14 segundos
Pra que defender Lula?
Sérgio Moro não é o herói
O herói não é Sérgio Moro
Quem está levando o racismo adiante?
Resolva Conflitos Como Um Mestre Zen

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JCblogs Produzido por Gabriel Ferrari Mariano