Vivian Guilherme

Eterna vitrola

Em novembro é comemorado o mês da vitrola e a bisavó dos MP3 nunca esteve tão na moda. Com modelos diferenciados, coloridos e portáteis, elas estão novamente nas vitrines e, principalmente, em lojas virtuais. Algumas com entrada USB, para os moderninhos, outras seguindo o estilo clássico com caixas de som acopladas ou não. O que trouxe a vitrola de volta foi a recente ascensão dos discos de vinil. E por que, então, mais de 70 anos depois os discos ainda são procurados? Quem entende diz que o som de um disco de vinil é infinitamente melhor que o som digital, com graves mais marcantes. Sem contar a parte gráfica, capa enormes, com letras, desenhos, fotos, que são um charme à parte. Aproveito para reproduzir um release que chegou por aqui da Trapemix, empresa online de venda de discos, que destaca ‘Os cinco discos de vinil que marcaram momentos históricos no Brasil’, vale a pena conferir!

1964 – Final da República Populista e início do Governo Militar

caetano veloso

 Após o golpe militar, a música se tornou uma potente mídia de protesto. O álbum “Caetano Veloso”, lançado pelo próprio Caetano Veloso em 1967, já trazia protestos ao regime militar em suas letras. A música “Alegria Alegria” foi um marco nesse LP.

1985 – Final da ditadura militar e início da Nova República

legião urbana

Representando todo o sofrimento sustentado durante os anos de regime militar, em 1987, o grupo Legião Urbana lança o LP “Que país é esse?”. A música, que batiza o álbum, é o ápice do trabalho do grupo e incorpora o sentimento de descontentamento da população nos últimos anos do governo militar.

1988 – Promulgação da 8ª Constituição do Brasil

cazuza

Brindando os novos ares de democracia e a evolução política em solo tupiniquim, Cazuza lança o LP “Ideologia”, em 1988. O artista resumia o novo momento do país e de sua condição pessoal na faixa-título “Ideologia”, já que foi em 1987 que ele voltou a manisfestar sintomas da AIDS.

1994 – Lançamento do Plano Real e eleição de Fernando Henrique Cardoso

copa

No ano em que o Plano Real surgia como solução para um país em crise, a seleção canarinho conquistava o tetra-campeonato na Copa do Mundo de futebol nos Estados Unidos, após 24 anos sem conquistas. O LP Copa 94 traz os principais temas que embalaram a torcida da seleção brasileira de futebol.

2009 – A retomada das vendas de discos de vinil

nação zumbi

 Esse ano ficou marcado como o ressurgimento do vinil. A Polysom, única empresa produtora de LPs da América Latina, reativa suas prensas e começa a fazer parcerias com produtoras musicais. Um dos frutos dessas parcerias é o LP “Fome de tudo”, do grupo pernambucano Nação Zumbi, lançado em 2010.

Outros posts deste autor
Plantão Policial: tragédia em Assistência, roubo de veículo, ato infracional
Plantão Policial: roubo de malote, flagrante embriaguez, furto no Lago Azul
Plantão Policial: flagrante de tráfico de drogas, furto, roubo
Mais Amado Batista e menos Anitta
A verdadeira rainha do rock

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JCblogs Produzido por Gabriel Ferrari Mariano