Vivian Guilherme

Está difícil vender ingressos

Em tempos de Netflix e internet está cada vez mais difícil ser músico neste mundo. Nessa semana, fiquei bastante triste ao ver um clube da cidade de Leme anunciar o cancelamento de um show da banda Velhas Virgens. Este não foi o primeiro, tampouco o último show a ser cancelado na região, ou até mesmo aqui em Rio Claro. Entretanto, a frequência com que isso acontece é cada vez maior.

Apesar de bares e casas de shows lutarem constantemente para manter uma programação diferenciada e ativa, está cada vez mais difícil conseguir manter shows e também espaços somente com o que entra de bilheteria. O que acontece, no máximo, é empatar gastos e quando muito somar um parco lucro.

O que acontece é que muitas pessoas preferem muito mais reunir os amigos em casa para curtir um Netflix, ver um filme em casa, comprar uma bebida para curtir na casa dos colegas, do que pagar o cachê dos músicos ou os 10% do garçom. Claro que, em parte, isso é um reflexo de crise, pouco dinheiro etc, mas é também parte de uma cultura que vem desvalorizando a importância da música ou das artes de forma geral.

Fiquei bastante impressionada quando meu marido me contou que de seus alunos da faculdade nenhum tinha um CD físico – nunca chegaram a comprar um CD!!! – ou havia tido contato com um disco de vinil, muito menos uma fita K7. Para uma geração que a música não tem preço, pagar para um show é praticamente impossível. É preciso, urgentemente, começar a formação de jovens para o consumo de cultura. Ou fazemos isso agora, ou veremos brevemente a falência da profissão de músico.
Se não incentivarmos as futuras gerações, veremos a profissão de músico sumir

Outros posts deste autor
Plantão Policial: tragédia em Assistência, roubo de veículo, ato infracional
Plantão Policial: roubo de malote, flagrante embriaguez, furto no Lago Azul
Plantão Policial: flagrante de tráfico de drogas, furto, roubo
Mais Amado Batista e menos Anitta
A verdadeira rainha do rock

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JCblogs Produzido por Gabriel Ferrari Mariano