Vivian Guilherme

Esses spin-offs que amamos

Bom, Revenge acabou! E juro não cometer nenhum spoiler nas próximas linhas, ok? Mas quem pôde conferir já percebeu a deixa para um spin-off, que está sendo comentado pela mídia gringa. O produtor Sunil Nayar disse ao TVLine que a ideia é ventilada pela emissora, mas que estão aguardando uma resposta do público. O spin-ff traria no papel central o amigo da personagem principal de Revenge, o hacker e bon-vivant Nolan Ross, interpretado por Gabriel Mann.

Este não seria o primeiro e muito menos o último spin-off registrado na história da tevê. Spin-offs são programas que derivam de um já existente. A diferença é que ele se concentra em apenas um aspecto, por exemplo, destacando a história de um personagem secundário. Como exemplo, está o recente sucesso: o seriado Better Call Saul, oriundo do multipremiado Breaking Bad. O spin-off traz a história do advogado trambiqueiro Saul Goodman. Outro caso bastante conhecido é o de Private Practice, que traz a história da doutora Addison Montgomery, então personagem de outro seriado Grey’s Anatomy.

CSI e Law and Order também receberam sequências: Law and Order – Criminal Intent, Law and Order – Special Victims Unit; e CSI – NY, CSI – Las Vegas, CSI – Miami e CSI – Cyber. Para quem gosta do gênero vale conhecer ainda outros spin-offs: Joey (derivado de Friends), Angel (Buffy), Pink e o Cérebro (Animaniacs), The Cleveland Show (Family Guy), The Originals (Vampire Diaries), Xena (Hércules), Boston Legal (The Practice), Melrose Place (Beverly Hills, 90210), Legends of Tomorrow (Arrow) e muitos outros.

Mas a história não é tão recente assim, há casos de spin-offs desde a década de 40, quando a comédia de rádio Fibber McGee and Molly deu origem a The Great Gildersleeve. E em uma época que as novelas eram folhetins publicados em jornais, o caso também se repetia no Brasil do século XIX. Quincas Borba era na verdade um personagem do livro Memórias Póstumas de Brás Cubas e recebeu atenção especial de Machado de Assis com um spin-off.

E isso não é exclusividade da literatura. No Brasil, há muitos casos de histórias que se entrelaçam até mesmo na televisão, é só se lembrar de Dona Armênia e seus filhos, que marcaram presença em Rainha da Sucata e também em Deus nos Acuda. Outro caso conhecido é do personagem Crô, sucesso na novela Fina Estampa (2011), que ganhou um filme em 2013.
Vamos aguardar que novidades ainda vêm por ai!

Outros posts deste autor
Plantão Policial: tragédia em Assistência, roubo de veículo, ato infracional
Plantão Policial: roubo de malote, flagrante embriaguez, furto no Lago Azul
Plantão Policial: flagrante de tráfico de drogas, furto, roubo
Mais Amado Batista e menos Anitta
A verdadeira rainha do rock

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JCblogs Produzido por Gabriel Ferrari Mariano