João Arenna

DORMIR BEM = DESEMPENHO MELHOR!

Ao que tudo indica, dormir tem um papel fundamental para que o cérebro não fique sobrecarregado com as memórias novas que criamos a cada dia. Fechar as pestanas é como dar um belo banho em nosso órgão pensante, e pessoas como eu, que dormem pouco ou que têm um sono de má qualidade, precisam encontrar uma maneira de resolver esse problema – só o ato de pensar nisso já me tira o sono…

O fato é que dormir é importante por inúmeros motivos, tanto fisiológicos quanto mentais, e se você está estudando alguma coisa nova no momento, melhor ainda. Dormir bem nos ajuda a cimentar aquilo que aprendemos durante o dia, especialmente o que lemos pouco antes de pegar no sono – dica para quem está se preparando para o Enem e para o vestibular, hein!

artigo4-capa

Em termos de memória, funciona assim: memórias fresquinhas são carimbadas em nosso cérebro por meio do reforço das ligações entre nossas células cerebrais; por outro lado, ainda não entendemos ao certo como as memórias trabalham quando estamos dormindo – sabemos, no entanto, que durante o sono elas são mais bem consolidadas.

Enquanto dormimos, nossas conexões cerebrais ficam mais fracas, e é justamente essa uma das funções do sono: reajustar as frequências das atividades cerebrais de modo que tenhamos mais facilidade para armazenar novos aprendizados: “o sono é o preço que pagamos para aprender”.

17656799

Comprovar isso nos ajuda a entender por que é tão difícil conseguir se concentrar e aprender coisas novas depois de uma noite mal dormida – é tudo culpa do nosso cérebro, que passa a ter uma menor capacidade de codificar experiências novas.

Ou seja: o ideal para aprender bem é tentar dormir bem antes e depois de estudar um novo conteúdo – o que basicamente quer dizer que precisamos dormir bem todos os dias.

Assistam ao vídeo:

A questão de dormir bem faz muito sentido; afinal, se você fica oito horas na cama, mas acorda várias vezes durante a noite, significa que seu cérebro entra e sai da sintonia de ondas ideal para o descanso pleno – e voltar para esse estado de sono é algo que pode demorar algum tempo, por isso dormir mal é tão ruim quanto dormir pouco.

Essa nova descoberta, que comprova a redução do número de sinapses durante o sono, dá suporte à ideia de que dormir é um processo de limpeza cerebral e solidificação de memórias. 

Resultados

Tenham todos uma ótima semana, durmam bem e melhorem seus resultados!

SUCESSO!

Outros posts deste autor
WE LOVE EBITDA: VISTA ESSA CAMISA!
QUAL O FUTURO DOS VENDEDORES?
LOJA DO FUTURO?
Auribus teneo lupum, ou ainda…
MELHORANDO A GESTÃO DE PESSOAS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JCblogs Produzido por Gabriel Ferrari Mariano