Samia Dias

Ser lembrado é o suficiente?

É sempre bom lembrar aquele velho ditado popular: “Quem não é visto não é lembrado.”, para reforçar a necessidade das empresas sempre buscarem estar expostas nos meios de comunicação de massa. Mas será que somente ser lembrado é o suficiente para que o consumidor compre o produto?

É muito importante que as empresas invistam na comunicação de suas marcas através de propagandas nos meios TV, rádio, jornal, outdoor, internet, entre outros. Porém, atualmente torna-se cada vez mais necessário que o consumidor tenha contato com a marca e isso vem de ações que aliam comunicação e marketing.

Esse contato pode vir de diversas formas. Uma delas, como dito no artigo anterior, pode ser feito através da experiência criada entre a marca e o consumidor (Viva a experiência!).

Mas hoje quero dar um destaque maior aos produtos alimentícios, que precisam ser experimentados pelos consumidores para que comprovem a qualidade e o sabor afirmados nas propagandas transmitidas nos meios de comunicação de massa.

Não adianta uma empresa fazer um alto investimento em comunicação se não vier acompanhado de ações de marketing para aproximar o produto de seu futuro cliente. Para isso seguem alguns passos importantes para que se tenha sucesso nas vendas dos produtos:

  • Divulgação do produto

Como fazer os consumidores saberem sobre os produtos que as empresas oferecem? Comunicando. E aqui sim vale a regra de expor o produto nos meios de comunicação onde o público-alvo está, pensando estrategicamente na mensagem e no meio correto a ser utilizado para que se atinja o objetivo de tornar o produto conhecido.

  • Distribuição do produto

De nada adianta fazer uma boa comunicação se o produto não for encontrado no ponto-de-venda. Por isso o investimento deve ser feito de maneira correta para que ao mesmo tempo em que ele é divulgado na mídia, também esteja perto de seu público.

  • Promoções de venda no PDV

Neste caso o que vale é a degustação. Não há nada melhor para impulsionar a venda de um produto alimentício. O consumidor quer experimentar para comprovar aquilo que a propaganda afirma e se ocorrer no ponto-de-venda, a compra do produto se torna muito mais efetiva.

A degustação é extremamente relevante nos casos das empresas que querem que o consumidor abandonem as marcas que já estão acostumados a comprar, que confiam e sabem que não correm nenhum risco ao consumi-las. Nesses casos, fazer o consumidor trocar de marca exige muito esforço de comunicação e de marketing.

 

  • Exposição correta no PDV

Ações de merchandising dão as técnicas corretas de como trabalhar uma boa exposição. Isso facilita o acesso do produto nas mãos do consumidor. O local certo é o ideal para efetivar as vendas.

  • Continue a comunicação

O consumidor já sabe que o produto existe, provou e comprou. Porém, ainda não possui o hábito da compra. Para que isso aconteça é importante que o produto sempre esteja exposto nos meios de comunicação de massa, reforçando seu posicionamento para que aí sim, seja sempre lembrado e comprado por seus consumidores.

Em todos os passos abordados, são apresentadas ações de comunicação e marketing, que devem ser trabalhadas juntas para o sucesso das vendas do produto.

É importante lembrar que nem sempre as coisas acontecem da forma que as empresas desejam. Conseguir um bom espaço nas gôndolas do supermercado e ter o produto sempre exposto da maneira correta não é tarefa muito simples.

No próximo artigo veremos a questão do esforço da equipe de vendas para conquista desses espaços.

Outros posts deste autor
Você sabe o que seu consumidor quer?
Omni-channel, como fazer e por que fazer?
Tenha sucesso com sua equipe de vendas
Viva a experiência!
Sua imagem é tudo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JCblogs Produzido por Gabriel Ferrari Mariano