Gabriel Ferrari

Como melhorar em 14 segundos

analise do cérebro

Alguém já deve ter falado para você pensar positivo em alguma situação de adversidade. A ciência acaba de provar que um pequeno pensamento positivo – mais especificamente uma memória do passado – é uma forma legítima de deixar você ZEN.

 

Revelações da água 

Os pesquisadores Mauricio Delgado e Megan Speer da Rutgers University dividiram 134 participantes em dois grupos. Todos os participantes colocaram as mãos em água muito gelada. Durante esse processo os pesquisadores pediram para que o primeiro grupo pensasse em uma experiência neutra por 14 segundos. Já o segundo grupo deveria relembrar uma experiência positiva.

Quando os pesquisadores compararam os níveis de cortisol (hormônio relacionado ao stress), as pessoas do segundo grupo tiveram um aumento do nível de stress bem menor do que as pessoas do primeiro grupo. Para ser exato, só 15% do stress que o primeiro grupo experienciou.

Relembrar uma memória pode mudar completamente seu estado

Relembrar uma memória pode mudar completamente seu estado

Eles repetiram o experimento com novos participantes e dessa vez observaram a atividade cerebral deles. Relembrar memórias positivas aumenta a atividade nas áreas pré frontais do cérebro. Essas áreas são responsáveis pelo controle do que você sente. A  atividade nas regiões corticostriatal, que estão relacionadas à sensação recompensas, também aumentou.

 

Você já tem as memórias que precisa, mas não faz mal criar algumas novas

 

O estudo de Delgado e Speer demonstra que você não precisa de truques, bolinhas de relaxamento, spinners ou recursos especiais para manter a calma em situações de pressão. Suas próprias experiências são o suficiente.

Hand spinner é o novo equipamento da moda para 'relaxar'

Hand spinner é o novo equipamento da moda para ‘relaxar’

 

Não é difícil acreditar nisso já que você pode sentir-se excitado ao pensar em “cenas picantes” ou encher a boca d’água ao relembrar uma refeição deliciosa. Particularmente não é preciso usar a memória, mas ela facilita a recuperação das sensações já que foram experiências reais pelas quais você passou. O que a pesquisa oferece é mais uma forma de controlar seus estado mentais, mais precisamente, como evitar o stress.

Então, duas coisas que você precisa fazer são:

  1. Relembrar experiências agradáveis em situações de stress
  2. Viver sua vida da melhor forma possível, para que tenha memórias boas para recuperar!
Outros posts deste autor
Pra que defender Lula?
Sérgio Moro não é o herói
O herói não é Sérgio Moro
Quem está levando o racismo adiante?
Resolva Conflitos Como Um Mestre Zen
7 motivos para dormir pelado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JCblogs Produzido por Gabriel Ferrari Mariano