Gabriel Ferrari

Como formatar seu cérebro

Dia normal. Estou mexendo com os arquivos que salvei ontem.O sistema não responde aos comandos. Tem programa que nem uso, mas está ocupando espaço. Está muito lento. Travou tudo! Perdi tudo de novo.  Frustração. E eu sei que será assim amanhã de novo.  É preciso mudar. Vou formatar.

 

Você está pensando que eu estou falando do computador, mas não é. É a minha vida. Mas se aplica a sua também.  A cada ciclo de tempo, seu corpo é inteiramente renovado. Mas o sistema antigo –  a consciência –  ainda é a mesma, e acaba  repetindo situações na vida. Não é possível viver sem sistema, mas podemos apagar o antigo e colocar um novo. Pra isso precisamos desligar seu cérebro inteiro.

desligando sistemas

desligando sistemas principais…

 

Desligando o seu sistema

Quando o computador trava, o que você faz?

1 – Olha com cara de paisagem para a tela, até adotar a opção dois.
2 – Clica 500 vezes no mouse, vê que não resolve, e adota a opção 3.
3 – Mete o dedo no botão LIGA/DESLIGA e desliga tudo no tranco.

Ao desligá-lo, está matando o sistema. Você faz isso toda noite. Quando você dorme, mata o seu sistema. Dormir é muito parecido com morrer (afinal, não dá pra saber com certeza se você vai acordar!). Alguns textos antigos dizem que a única diferença entre dormir e morrer é que ao acordar do sono sua “essência”  ainda está ligada com esta consciência. Quando você morre efetivamente, sua essência resolve se desconectar desta consciência e começar uma nova vida.

 

Reiniciar para recomeçar

Por isso dormir é uma verdadeira oportunidade de começar do zero, mas na mesma vida. Quando você dorme encerra todos os processos, mata o sistema. Hoje você pode ter ido dormir chateado, exausto, abatido. Mas no dia seguinte quando acordar (se acordar…)  estará revigorado, pronto para construir um novo dia! Se o sistema travou(dia terrível), basta reiniciar(dormir).

reiniciar
O problema  geralmente é que carregamos o velho sistema. Precisamos atualizar, e na próxima vez que acordar, o sistema será totalmente novo! Contudo, para atualizar é preciso preparar o ambiente para a instalação. Sistemas que são instalados em computadores que possuem ”pendências à  resolver” ficam piores que o sistema anterior. Erros e arquivos corrompidos vão acumulando até que o sistema trave. Você já travou alguma vez?

cerebro parou de funcionar

 

 

Formatando o cérebro

Pendências comprometem o novo sistema. Não vai ser possível instalar novos valores e hábitos em lugares que já possuem outros funcionando. É preciso fazer a formatação.
Para formatar e ter tudo novo, é preciso executar os seguintes passos de instalação:

1 – Limpeza e Backup
2 – Formatação
3 – Instalar e Reiniciar o sistema
4 – Baixar atualizações

 

formatação

Limpando e fazendo Backcup

Quando você vai formatar o computador, primeiro salva as coisas que não deseja perder e depois formata. A formatação é necessária pois não é possível instalar um sistema novo em um local com arquivos corrompidos. Precisamos eliminar as pendências e organizar o espaço livre disponível.

Vamos decidir então o que vamos salvar. Primeiro, seja franco(a) com você mesmo. Você tem que ter clareza sobre as coisas que deseja levar adiante. Você não vai querer manter algo ruim ou jogar fora algo bom por engano.

 

Organize

Limpe. Limpe sua casa. Limpe seu carro. Limpe suas coisas. Limpe o cachorro. Limpe a casa de alguém. Vá varrer a calçada do vizinho ou cortar a grama da casa de uma velhinha. Limpe  os arquivos do computador. Dê uma geral no seu email. Faça uma faxina onde você passa muito tempo: Facebook.  Sem brincadeira. Limpeza ativa um processo mental importante. Prepara você para as próximas ações.

delete facebook

Delete

Jogue coisas fora. Doe as mais úteis. Temos  coisas que guardamos por muito tempo sem propósito. Homens casados costumam ter até um “quartinho de tranqueiras”. Pense em quantos meses se passaram desde que guardou aquela faca elétrica que ganhou de casamento. Se usou algo recentemente, ele é útil. Caso contrário passe pra frente, ou para o lixo. Todas essas coisas são amarras com assuntos triviais. São essas coisas que ocupam  o espaço do “novos arquivos”. Dessa vida você não vai levar nada mesmo. Desapegue.

tralha

Otimize

Ajude. Sim, você precisa ajudar alguém. Ajude seu vizinho, sua mãe, alguém na rua. Ajude o pingaiada a chegar em casa.  Pague a comida de um mendigo. Use o que tem de melhor. Sempre existe uma oportunidade de ajudar.  Ajudar aumenta o seu sentido de completude. Permite que você perceba mais facilmente onde você se encaixa no mundo.

Essas rotinas à serem executadas podem levar semanas. Mas o efeito psicológico de fazer em um dia é muito bom. Oferece uma sensação de que as coisas estão mudando. Então prepare-se para o final.

 

Arquivos corrompidos

Resolva suas relações. Pense como fazer isso. Por incrível que pareça é mais fácil quando você chega à conclusão que errou. Desculpas e uma conversa sincera abrem portas. Mas você pode chegar à conclusão que a outra pessoa teve sua parcela de culpa. Neste caso é mais complicado pois mesmo ela sabendo, pode manter um sentimento de vergonha em relação à situação. Então o jeito é mostrar como você se importa mais com a pessoa do que com as situações que já ocorreram.

Resolvendo problemas nas relações

Sinta com clareza: Se tudo estivesse resolvido, numa boa, como você se sentiria? Esse sentimento é o verdadeiro.
Pense com frieza: Como você pode – sinceramente – fazer isso dar certo, de maneira a deixar confortável pra outra pessoa? Afinal, se ela conseguisse fazer isso ela já teria feito! Faça de um jeito que a pessoa pense que foi ela quem resolveu. O importante mesmo é fazer as pazes.

Acabei de passar o algoritmo do perdão. O programa mais importante para a limpeza do sistema. É preciso limpar a cabeça, encerrar assuntos de maneira que eles acabem naturalmente, abrindo espaço para coisas novas.

 

“Para tornar-se cheio, é preciso primeiro tornar-se vazio.”

 

Sinto muito se você pensou que formatar o cérebro seria algo feito deitado na cama com o smartphone.  Na verdade envolve muita ação. Envolve encerrar coisas antigas e criar coisas novas, situações novas. Se quiser fazer isso precisa encerrar os programas antigos e rodar um sistema novo.

Novo em folha

Novo em folha

O Computador depois de formatado fica excelente! Fica rápido, limpo e com espaço de sobra. Como ele vai permanecer depende do que você instala e os arquivos que vai guardar dentro dele. Isso vale pra você também. Qual sistema você vai colocar pra funcionar? Quais atualizações você vai baixar todo dia? Que programas você vai carregar quando acordar?

 

vida nova

Em breve falamos como atualizar o sistema.

Outros posts deste autor
analise do cérebro
Como melhorar em 14 segundos
Pra que defender Lula?
Sérgio Moro não é o herói
O herói não é Sérgio Moro
Quem está levando o racismo adiante?
Resolva Conflitos Como Um Mestre Zen

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JCblogs Produzido por Gabriel Ferrari Mariano