Samia Dias

Campanhas publicitárias, o que é isso?

Atualmente, com a situação que já enfrentamos em nosso país, é necessário pensar em continuar na mente do consumidor.

 

É comum vermos nos meios de comunicação anúncios de produtos, porém nem todos esses anúncios fazem parte de uma campanha publicitária porque para qualquer empresário, divulgar um produto custa caro. Será que custa mesmo?

Primeiramente os empresários precisam mudar o conceito deste tipo de INVESTIMENTO. Se quer ter retorno em vendas, deve sim investir em comunicação e marketing.

O que custa caro é fazer anúncios picados, sem foco, somente para fazer o anúncio de um conjunto de produtos e em apenas um meio de comunicação, o que acaba ficando caro devido ao pouco impacto que se pode ter com apenas uma veiculação.

As campanhas publicitárias são desenvolvidas para se vender produtos, criar novos conceitos ou reafirmar os já existentes em diversos meios de comunicação e quando possível, várias vezes ao dia. É isso que faz com que a marca seja gravada na mente do consumidor, que faz com que ele acredite na marca e passe a consumir os produtos que a carrega.

Vou citar aqui alguns exemplos de meios de comunicação trabalhados em conjunto para impactar de maneira adequada o público-alvo desejado:

Internet

internet

 

 

Hoje em dia é o principal canal de divulgação de marcas e produtos. Isso pode ser feito no Google, Instagram, Facebook, Youtube, Twitter e nada mais nada menos que o Whatsapp. Saiba que se você não divulgar, o seu concorrente sai na frente.

 

 

 

TV

TV

 

 

Um dos meios mais antigos e não menos importantes. Geralmente é utilizado em formato de 30 segundos para abertura da campanha e em seguida, resumido em anúncios de 15 segundos para sustentar tudo o que já foi e está sendo veiculado.

 

 

 

Rádio

 

radio

 

 

AM ou FM, tudo vai depender do que será divulgado e o público que se quer atingir. Possui grande audiência e força.

 

 

 

Jornal

jornal

 

 

 

Os anúncios veiculados em jornais possuem formatos bem variados, porém, recomendo trabalhar com anúncios de 1 ou ½ página para obter o resultado que espera.

 

 

Revista

 

revista

 

 

Os anúncios veiculados neste meio possuem vida longa porque geralmente circulam nas mãos de muitas pessoas, por vários meses.

 

 

 

 

Outdoor

 

outdoor

 

 

Não recomendo a utilização de apenas uma placa, na maioria dos casos. É preciso expor em locais de grande fluxo e que atinjam o público desejado.

 

 

A quantidade de meios que podem ser utilizados em campanhas publicitárias é muito grande, mas sempre afirmo a necessidade de buscar o auxílio de profissionais da área para fazer o investimento correto para obter o retorno necessário.

É possível ainda, utilizar ações de marketing nas campanhas. Isso faz com que o produto ou marca seja ainda mais valorizado por manter contato direto com o consumidor. Uma forma criativa e inovadora é trabalhar com o marketing de guerrilha, conforme apresentei no artigo Marketing de guerrilha com baixo custo e muito resultado, porém, deve ser utilizado quando couber nas campanhas.

Desejo que todos tenham boas vendas neste ano ao divulgarem seus produtos através de campanhas publicitárias desenvolvidas por profissionais da área.

Até semana que vem!

 

Outros posts deste autor
Você sabe o que seu consumidor quer?
Omni-channel, como fazer e por que fazer?
Tenha sucesso com sua equipe de vendas
Ser lembrado é o suficiente?
Viva a experiência!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JCblogs Produzido por Gabriel Ferrari Mariano