Vivian Guilherme

Boa composição em qualquer estilo

Uma boa composição independe de estilo musical. Muita gente não entende esse conceito, mas fica fácil entender quando você pensa em uma música como uma poesia, uma boa letra e uma melodia. O estilo, na verdade, vem depois, quando é feito um arranjo que insere este ou aquele instrumento, dando uma roupagem àquela composição.

Por isso, é bastante fácil ouvir por aí versões das mais diversas. Canções lançadas como rock, que se tornam MPB – quem não se lembra de Caetano Veloso cantando o hino do grunge ‘Smells like teen spirit’, do Nirvana – ou pagodes que ganham nova roupagem com guitarras pesadas?

Infelizmente, a maior parte das pessoas já critica ou torce o nariz para músicas que não ‘conversam’ com seu estilo favorito. Quem ouve sertanejo só ouve sertanejo, rock é do rock e etc. Mas acredito que quem consegue compreender a amplitude da música ganha muito com isso! Há pérolas em todos os estilos musicais, há boas canções em todos os lugares, é preciso estar atento para ouvir além do gosto pessoal e encontrar a beleza onde não se presta a atenção.

Digo isso sobre algumas ‘pérolas’ da música atual, como “Medo Bobo”, da dupla sertaneja Maiara e Maraisa, ou “Cravo e Canela”, da cantora pop Anitta. Qualquer uma das duas, se cantadas por Marisa Monte, ganhariam status de ‘o ápice da cult MPB’. É só lembrar a famosa “Fico assim sem você”, de Claudinho e Buchecha, que quando regravada por Adriana Calcanhoto foi um verdadeiro estouro. O mesmo para “Quero te encontrar”, outra composição da dupla carioca, que ganhou nova versão do Kid Abelha.

É possível citar uma série de outros exemplos de canções que transitaram entre estilos e fizeram sucesso independente de quem canta ou como canta. Antes de sair por aí criticando qualquer música que toca na rádio, é bom prestar um pouquinho mais de atenção e se dar uma chance para conhecer boas composições.

Outros posts deste autor
Plantão Policial: tragédia em Assistência, roubo de veículo, ato infracional
Plantão Policial: roubo de malote, flagrante embriaguez, furto no Lago Azul
Plantão Policial: flagrante de tráfico de drogas, furto, roubo
Mais Amado Batista e menos Anitta
A verdadeira rainha do rock

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JCblogs Produzido por Gabriel Ferrari Mariano