João Arenna

Auribus teneo lupum, ou ainda…

Corvus oculum corvi non eruit

Eis um provérbio que era bastante popular na Roma Antiga.

A expressão do título “auribus teneo lupum” era usada quando a situação era insustentável, e particularmente quando fazer nada ou fazer alguma coisa para resolver um problema era igualmente arriscado.

Ao pé da letra, “auribus teneo lupum” significa “segurando um lobo pelas orelhas”, o que se aplica totalmente nesse momento em nosso país, concordam?

 

 

Corvus oculum corvi non eruit

Já a frase “Corvus oculum corvi non eruit” é muito boa quando reparamos no comportamento de alguns políticos que, quando precisam, sorriem ao lado de outros políticos, mesmo quando ambos se detestam.

A tradução seria algo como “um corvo não arranca o olho de outro corvo” e se refere ao comportamento solidário entre pessoas de grupos similares, ainda que seja apenas fingimento. Pura perfeição…

 

 

Mas nem tudo está perdido, afinal…

Cartigat ridendo mores

Essa expressão significa algo como “a moral se corrige sorrindo”, utilizada pelo poeta Jean de Santeul que queria mostrar que o melhor jeito de mudar as regras seria apontando o quanto elas eram absurdas.

Faz sentido, não?

 

E, para terminar…

Ex nihilo nihil fit

Simples e direto: é preciso trabalho duro para ter bons resultados, pois a tradução de “ex nihilo nihil fit” é básica e contundente: “nada vem do nada”.

 

 

 

 

Nada como algumas frases ditas em latim, há muito tempo, para refrescar nossa memória e demonstrar que a força está em nossas mãos e que confiar que as coisas irão mudar, significa acordar mais cedo, trabalhar ainda mais durante o dia e ir dormir, à noite, com a sensação que fizemos o máximo que podíamos…

EU ACREDITO NISSO!

SUCESSO

Outros posts deste autor
WE LOVE EBITDA: VISTA ESSA CAMISA!
QUAL O FUTURO DOS VENDEDORES?
LOJA DO FUTURO?
MELHORANDO A GESTÃO DE PESSOAS
ESTRATÉGIAS DE MARKETING QUE DÃO CERTO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JCblogs Produzido por Gabriel Ferrari Mariano