Samia Dias

A hora é agora!

É comum em momentos de crise ouvirmos os empresários falarem que este é o momento de segurar gastos. Exatamente, segurar gastos e não investimentos. E é neste momento de crise que as empresas, sejam elas de serviço, fabricantes de produtos ou de varejo que devem investir em comunicação e em marketing.

Os investimentos são diversos, como já apresentei aqui em diversos posts, mas acredito que nunca é demais relembrar algumas estratégias simples que todos podem fazer e muitas vezes requerem baixos investimentos, mas muitos esforços de todos os colaboradores.

Enquanto os concorrentes estão se lamentando por não possuírem recursos para chamarem a atenção de seus clientes, você pode passar a enxergar de maneira diferente e pensar: A hora é agora! De aproveitar esta grande oportunidade devido ao mercado estar em silêncio ou fazendo pouco barulho.

Além da grande quantidade de mercadoria estocada em sua loja que precisa girar e está fazendo promoções para liquidá-las, invista no Atendimento a seus clientes dentro da loja ou nas vendas que está fazendo via telefone ou com a visita de seus representantes. Demonstre aos seus clientes que eles são exclusivos e passe a conhecê-los para futuras vendas através de ações de Marketing de Relacionamento.

Efetue ações de Pós-venda, procure saber a satisfação de seus clientes sobre os produtos e serviços adquiridos por você, é o momento de melhorá-los para que no futuro eles voltem ao seu estabelecimento, sabendo que só você está preocupado com a satisfação e com o bom atendimento.

Os meios de comunicação auxiliam muito para a Divulgação de seus produtos e serviços e este é o momento de reforçar sua marca na mente dos consumidores. Esse investimento nunca deve ser esquecido, seja para anunciar os produtos que estão em liquidação, mas também para reforçar a existência de sua marca no mercado.

As estratégias de marketing no ponto-de-venda com ações de Merchandising também auxiliam para que seus produtos sejam vistos de maneira diferenciada pelo seu público-alvo. Isso pode ser feito de diversas formas, através de negociações com os proprietários dos pontos-de-venda com estratégias inusitadas e criativas.

Outra ação que pode ser trabalhada e de alto impacto é o Marketing de Guerrilha, que tem por objetivo atingir o público-alvo no momento em que ele menos espera e, se bem trabalhada, pode ter baixo custo e alto retorno.

Todas as ações listadas aqui já foram abordadas com mais detalhes em artigos escritos no blog. Explore, aproveite e não se esqueça de que A hora é agora!

Outros posts deste autor
Você sabe o que seu consumidor quer?
Omni-channel, como fazer e por que fazer?
Tenha sucesso com sua equipe de vendas
Ser lembrado é o suficiente?
Viva a experiência!

Um comentário

  • Pingback: Corrida Caprem V+ Saúde - JCBLOGS

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    JCblogs Produzido por Gabriel Ferrari Mariano