Vivian Guilherme

7 livros com ótimas personagens femininas

A leitura nos transporta para outro mundo, constrói diversas narrativas e possibilidade tantas outras vivências. Separei sete livros que trazem a história de mulheres fantásticas e que merecem ser vivenciadas!

Série Millennium, de Stieg Larsson

Ao ler a sinopse da trilogia Millennium, muitos poderão dizer que é um livro sobre a vida do jornalista Mikael Blomkvist, mas, na verdade, a personagem principal mesmo é Lisbeth Salander. A hacker anti-social e menina prodígio passou por diversos ‘perrengues’ ao longo da trama, que vão desde internação compulsória ilegal, estupro e todo tipo de violência, sendo uma grande vítima de abuso de poder. Entretanto, ela sempre surpreende e é fantástica! A leitura vale cada uma das mais de 1500 páginas.

“A Revolta de Atlas”, de Ayn Rand

A filósofa libertária Ayn Rand viveu o que pregou e pregou ideias absolutamente à frente de seu tempo. No seu mais emblemático livro, o romance “A Revolta de Atlas”, ela narra a história de Dagny Taggart, uma empresária do ramo de ferrovias que se vê tendo de lutar contra homens poderosos e muitos golpes de Estado. Muitas frases do livro são utilizadas para se falar em ciência política, os três volumes que compõem o livro são imperdíveis!

“A asa esquerda do anjo”, de Lya Luft

Lya Luft tem livros maravilhosos e todos muito humanos e de uma delicadeza incrível. Neste romance, a personagem é Gísela. Criada em uma família tradicionalmente alemã, Gísela tem de seguir as regras da avó, que faz com que todas as mulheres da família se comportem como damas. Entretanto, por ser muito desastrada, Gísela foge dos padrões, entretanto, é uma das únicas da família que se dedica inteiramente aos cuidados com a sua linhagem.

“Com meus olhos de cão e outras novelas”, de Hilda Hilst

Não é fácil gostar de Hilda Hilst, mas quando se gosta, é amor para a vida toda. Com uma literatura bastante densa e bem peculiar, os livros de Hilda vão da poesia à prosa muitas vezes em uma mesma narrativa. Todos os contos desse livro de 1986 foram relançados em formato de livros independentes pela Editora Globo, dentre eles, “Tu não te moves de ti”, “A obscena senhora” e “Cartas de um sedutor”. Todos valem muito a pena!

“A Paixão segundo G. H.”, de Clarice Lispector

Como falar em literatura e mulheres sem falar de Clarice? Clarice Lispector é a dama da literatura brasileira. Muitos dizem que Clarice criou um novo jeito de escrever e quem já devorou todos os livros da autora, certamente, percebeu esse modo único de registrar memórias e sentidos. A “Paixão segundo G. H.” está longe de ser um dos mais populares livros da autora, que tem em seu currículo “A Hora da Estrela” e “Laços de Família”, mas certamente é um dos textos mais intrigantes da autora.

“Venha Ver o Pôr-do-Sol e outros contos”, de Lygia Fagundes Telles

Lygia é a indicada do Brasil ao Nobel de Literatura 2016, o resultado da premiação sai somente no final do ano. Entretanto, enquanto aguardamos o resultado, vale a pena se deliciar com os ótimos contos da autora de 92 anos que está entre as mais lidas escritoras do Brasil. “Venha Ver o Pôr-do-Sol e outros contos” traz famosos textos da autora como “As Formigas” e “Antes do Baile Verde”.

Irmãs Brontë

Charlotte, Emily e Anne Brontë têm um currículo literário invejável. As três irmãs britânicas produziram romances de sucesso nos anos de 1840. Difícil dizer qual delas melhor exprimia a alma feminina daquele tempo, pois todas traziam particularidades e sempre: uma história para o nosso tempo. Tanto que séculos se passaram e ainda assim as Brontë continuam encantando o mundo. Vale ler: “Jane Eyre” (de Charlotte), “O Jogo da Vida” (de Anne) e o mundialmente aclamado “O Morro dos Ventos Uivantes” (de Emily).

Outros posts deste autor
Plantão Policial: tragédia em Assistência, roubo de veículo, ato infracional
Plantão Policial: roubo de malote, flagrante embriaguez, furto no Lago Azul
Plantão Policial: flagrante de tráfico de drogas, furto, roubo
Mais Amado Batista e menos Anitta
A verdadeira rainha do rock

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JCblogs Produzido por Gabriel Ferrari Mariano