IPTU com desconto termina nesta segunda-feira (11)

262

Em Rio Claro o pagamento da parcela única e da primeira parcela do IPTU 2019 pode ser feito com descontos até a segunda-feira, dia 11. A parcela única paga no prazo rende 10% de abatimento no valor total do carnê e cada parcela paga em dia tem 3% de desconto. “Ainda é possível economizar”, destaca o secretário municipal de Economia e Finanças, Gilmar Dietrich. “Pagar o IPTU em dia é vantajoso para o contribuinte e para o município, pois esse tributo representa importantes recursos para investimentos em obras e serviços”, acrescenta, frisando que o prazo para o pagamento da segunda parcela do IPTU vence no dia 20 deste mês.

Quem preferir pode imprimir a guia de pagamento da parcela única e das parcelas a partir do site da prefeitura, no endereço eletrônico www.rioclaro.sp.gov.br.  O link “IPTU 2019” fica no alto da página. Como o prazo da parcela única e da primeira parcela venceriam em 20 de fevereiro, data que está no carnê, e foram prorrogadas para 11 de março, a prefeitura oferece a opção do contribuinte retirar a guia com datas atualizadas no Atende Fácil (Avenida 2 entre ruas 2 e 3, Centro, de segunda a sexta-feira das 8 às 16 horas). Basta levar um carnê do IPTU.

“Além disso, emitimos circular abrindo a possibilidade de que todas as agências bancárias recebam o IPTU 2019 no novo prazo”, explica o diretor do Atende Fácil, Jéferson Araújo. O tributo vem sendo pago na Caixa Federal e casas lotéricas e, para correntistas, nos caixas eletrônicos ou internet banking do Bradesco, Santander, Itaú, Banco do Brasil e na cooperativa de crédito Sicoob.

O município lançou 97 mil carnês do IPTU 2019. Desde o início de janeiro as guias de pagamento estão disponíveis no site da prefeitura (www.rioclaro.sp.gov.br). Não há aumento real no valor do IPTU em relação ao ano passado, apenas atualização monetária, de 4,53%, relativa à inflação aferida entre outubro de 2017 e setembro de 2018 pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE.

Isenção

O prazo para pedido de isenção do IPTU também termina na segunda-feira, dia 11. Têm direito à isenção do IPTU os aposentados e pensionistas que ganham até dois salários mínimos e possuem apenas um imóvel, onde residem. As solicitações podem ser feitas pelo site da prefeitura ou no Atende Fácil.

Qual sua opinião? Deixe um comentário: