Febre amarela: Saúde esclarece sobre vacina

1516

Lucas Calore

A procura pela vacina contra a febre amarela nas unidades de saúde de Rio Claro está grande. No entanto, não há motivos para pânico. É o que orienta a Fundação Municipal de Saúde, que recomenda que apenas quem for se deslocar para regiões onde há registro de casos da doença é que deve tomar a vacina.

“Além disso, pessoas que irão praticar ecoturismo em regiões quaisquer, onde há área de mata, vale a pena tomar a vacina, pois estará em contato com mosquitos”, afirma Suzi Berbert, infectologista da Vigilância Epidemiológica.

Riscos da vacina

A médica lembra que a vacina contra a febre amarela é segura, porém já houve casos de óbito por conta da aplicação no País.

“Para pessoas maiores de 60 anos ou que já têm alguma condição de saúde debilitada, acaba sendo uma vacina potencialmente reatogênica. Se a região está tendo casos da febre, deve-se tomar a vacina. Mas se a área, como a nossa, não tem casos e a chance é pequena, e há a uma vacina que tem efeitos colaterais potencialmente graves, o risco de ofertá-la a uma população que não está exposta é grande, pois o vírus não está circulando”, detalha Berbert.

Para algumas determinadas áreas, como a de Rio Claro, não é indicada a vacinação rotineira. “A vacina deve ser administrada com cuidado e usada no momento certo. Expor-se a uma vacina no momento em que não é necessária não é aconselhável”, garante.

No município, moradores da área rural são vacinados mesmo não havendo casos nos animais da região florestal. “A chance de o vírus chegar a Rio Claro é muito pequena. Fazemos uma vigilância em bichos e na população, como casos de pessoas com febre que viajaram para regiões consideradas de risco. E, até o momento, não há casos suspeitos de febre amarela”, afirma.

Com a mudança anunciada pelo setor de saúde do município, a aplicação da vacina na rede pública de Rio Claro está sendo feita de segunda a sexta-feira, sempre das 9h às 14h30.

A infectologista lembra a vacina tem validade de 10 anos, mas se tomar duas, já pode-se considerar suficiente para toda a vida.

Qual sua opinião? Deixe um comentário: