Evite excessos nas festas de fim de ano

151

Laura Tesseti

Com as festas de fim de ano se aproximando, a palavra-chave é moderação, segundo a nutricionista Bárbara Cristina Chagas, especializada em saúde e bem-estar. “Para que a alimentação não seja a grande vilã e prejudique os dias de festas, tenha cuidado com a qualidade e quantidade dos alimentos ingeridos. Escolha carnes magras e alimentos preparados de formas saudáveis”, explica a profissional, que também trabalha com nutrição clínica e é personal diet.

Bárbara fala também sobre os exageros em relação a bebidas. “Tenha cuidado também com as bebidas açucaradas e o excesso de álcool, prefira ingerir a água aromatizada ou sucos naturais, são deliciosas opções e livres de açúcar e sódio.”

CONSERVAÇÃO

Os alimentos consumidos nas casas são responsáveis por cerca de um terço do surgimento de enfermidades transmitidas na alimentação, segundo a especialista. “Quando for comprar os alimentos para as festas, como frutas, verduras e legumes, é bom verificar o seu estado geral, evite alimentos que estiverem amassados, batidos e manchados. Cuidado também com o armazenamento, já que o consumo de alimentos deteriorados ou malconservados pode levar a intoxicações alimentares, estragando a sua festa”, fala.

Cozinhar bem os alimentos é fundamental, especialmente carnes, ovos, frango e frutos do mar; no caso de sopas e cozidos, espere fervilhar. “Em relação a carnes e aves domésticas, seu suco deve ser claro, e não rosado; escalde completamente a comida cozinhada”, orienta. Bárbara finaliza: “Além de lavar as mãos antes e durante a preparação da comida, lave depois de ir ao banheiro. Limpe as áreas da cozinha e proteja o ambiente de insetos, roedores e outros animais”.

Qual sua opinião? Deixe um comentário: