Estudante de medicina ararense palestra sobre primeiros-socorros em escola de Araraquara

113
Ramon Rossi

O ararense Bruno Eduardo Krepischi, estudante do 5º ano de medicina na Uniara (Universidade de Araraquara) levou até alunos e professores da escola estadual Profª Angelina Lia Rolfsen, um treinamento básico de primeiros socorros. A ação contou também com a participação do estudante jacutinguense Matheus Rossi Lima Perugini. Eles estavam sob a supervisão do dr. Denilton Lopes da Cunha.

O objetivo do projeto, que teve sua primeira edição na última quarta-feira (22), é levar o ensinamento buscando reduzir os índices de agravamento na saúde.

“Poucas pessoas sabem como se comportar diante de uma emergência. Mas é importante ressaltar que esse comportamento pode salvar vidas. Daí veio à iniciativa. Em casos de emergência médica como uma parada cardiorrespiratória, por exemplo, cada minuto é essencial e, dependendo da distância entre a ambulância e o bairro, leva muito tempo até a chegada da ambulância”, comentou Krepischi.

Na ação, eles ensinaram como realizar uma massagem, entre outras condutas básicas como o que fazer diante de uma convulsão, queimadura, picada de animais peçonhentos, entre outros. A aula foi teórica com slides e também teve um pouco de prática, na utilização de um boneco.

“Os alunos foram muito receptivos. Tinham muitas perguntas pois já havia ocorrido acidente com parente ou amigos mais próximos. Sem dúvida é um projeto que iniciamos e que, assim que possível, teremos mais edições”, finalizou Krepischi.

O projeto terá outras edições em 2019.  Os gestores das unidades escolares que tiverem interesse no assunto bastam entrar em contato com o próprio estudante pelo e-mail: brunoapolari@hotmail.com.

Qual sua opinião? Deixe um comentário: