Daae faz doação de mudas para recuperar nascentes

212

O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (DAAE) continua desenvolvendo o monitoramento constante dos mananciais do Ribeirão Claro e do Rio Corumbataí, onde faz a captação de água bruta para tratamento e distribuição da água tratada em todo o município. Além disso, a gestão da autarquia do atual governo municipal, por meio do seu departamento de Meio Ambiente, gerenciado por José Crespo Filho, retomou dois projetos ambientais que estavam abandonados.

O “Projeto Nascentes” tem como objetivo recuperar e ampliar a proteção e conservação dos recursos hídricos dentro do perímetro urbano de Rio Claro, em 10 nascentes por ano, com o plantio de mudas de árvores nativas e frutíferas provenientes do viveiro do Daae, e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente nos plantios e da Defesa Civil, no mapeamento das áreas com o uso de drones.

Para produzir as mudas usadas no Projeto Nascentes, a atual administração precisou revitalizar toda a área do viveiro do Daae, que estava abandonado. Localizado na Estação de Tratamento de Água (ETA) 2, na estrada que liga o Distrito Industrial ao Distrito de Ajapi, o viveiro recebeu manutenção e troca de equipamentos, facilitando o trabalho dos funcionários e os cuidados com as mudas.

O viveiro do Daae produz diariamente 200 mudas de árvores nativas e frutíferas e conta com cerca de 3.500 mudas para pronta entrega para plantio em Áreas de Preservação Permanente (Apps) e chácaras, sítios, fazendas e no entorno de cursos d’água e nascentes para proteger os recursos hídricos contra erosão e assoreamento.

A autarquia ressalta que as doações são limitadas a 50 mudas por pedido e não são para fins pessoais como plantação em residências, mas para preservação de nascentes. O Daae fiscaliza os locais para os quais as mudas foram destinadas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3531-5248, de segunda a sexta-feira das 8 às 11 horas e das 13 horas às 17h.

Qual sua opinião? Deixe um comentário: