Com Rio Claro e Velo, formato e grupos da Copa Paulista de Futebol estão definidos

630

A Copa Paulista 2019 teve seu formato definido na tarde da última quinta-feira (11), quando foi realizado o Conselho Técnico da competição. As principais novidades para a temporada serão quanto ao período de descanso entre os jogos, além de uma nova fase de grupos.

O Velo Clube já confirmou sua participação na competição e foi representado pelo diretor João Marcondelli no arbitral.

O Rio Claro FC enviou um ofício à FPF de interesse de participação, mas não participou do arbitral. Mesmo dada como certa a participação do Galo Azul pela FPF, o presidente do clube Luiz Balbo afirmou que só disputará a competição se contar com um patrocinador.

O torneio contará com 24 participantes, divididos em 4 grupos de 6 na fase inicial. Os quatro melhores de cada grupo se classificam para a etapa posterior, que terá quadrangulares de quatro times, com os dois melhores avançando. Antes disputada em mata-mata, a terceira fase terá os oito times divididos em dois quadrangulares. Os dois primeiros de cada se classificam para fazer a semifinal e a final da competição.

Outra novidade da edição é o tempo de descanso entre os jogos. Diferentemente dos anos anteriores, o torneio não terá jogos no meio de semana, exceto para clubes que também disputam a Série D, dando mais tempo de preparação para as equipes entre uma rodada e outra. Por causa disso, o torneio começará mais cedo, no fim de semana do dia 23 de junho, enquanto a final está programada para 30 de novembro.

Os atletas, que poderão atuar somente por um clube, deverão ser inscritos até a segunda rodada da segunda fase (06/09), sendo permitidas quatro trocas antes da terceira fase.

Assim como nos campeonatos, o torneio terá Lista A (26 atletas) e Lista B (ilimitada para atletas de até 21 anos que jogaram algum torneio de base em 2018). Os treinadores também só poderão dirigir uma equipe entre as participantes.

Confira os grupos:

Grupo 1: Batatais, Linense, Votuporanguense, Comercial, Ferroviária e Mirassol; Grupo 2: Inter de Limeira, Velo Clube, Noroeste, XV de Piracicaba, Rio Claro e Atibaia; Grupo 3: Portuguesa, Juventus, Desportivo Brasil, Taubaté, Nacional e Corinthians; Grupo 4: Ponte Preta, São Caetano, Água Santa, Santo André, EC São Bernardo e Grêmio Osasco.

Campeão

As vagas para a Série D do Brasileiro e da Copa do Brasil estão mantidas. O campeão escolhe e o segundo colocado fica com a vaga restante.

Qual sua opinião? Deixe um comentário: