Campanha de vacinação contra a gripe prossegue até o dia 9

234

Divulgação 

A campanha nacional de vacinação contra a gripe termina na próxima sexta-feira, dia 9 de junho. Quem ainda não tomou a vacina deve procurar uma unidade de saúde para se imunizar contra a doença. Todas as Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família de Rio Claro realizam a vacinação nos horários normais de atendimento de cada unidade.

A vacina também continua sendo aplicada na sede do Sepa, que fica na Avenida 19, esquina com a Rua 10 e atende das 9 às 15 horas. Em Rio Claro a Vigilância Epidemiológica registrou a vacinação de 75% das pessoas pertencentes ao grupo prioritário, que inclui crianças até cinco anos, profissionais de saúde, gestantes, puérperas e pessoas acima de 60 anos.

Entre os mais de 12 mil que não fazem parte do grupo prioritário e foram vacinados estão professores, pessoas com recomendação médica, policiais, encarcerados e profissionais do sistema prisional. A influenza (gripe) é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e mundiais.

A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos que, após contato com superfícies recém-contaminadas, por secreções respiratórias, pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

Qual sua opinião? Deixe um comentário: