Banco recebe doação de sangue

301

Lucas Calore

A época do Carnaval é um período em que aumentam os riscos de acidentes, uma vez que há deslocamento da população. A partir disso, os estoques dos bancos de sangue precisam estar abastecidos para eventuais necessidades.

Em Rio Claro, o Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia conta com a colaboração da população nas doações: “Precisamos constantemente, pois os emocomponentes têm prazo de validade”, explica a biomédica Lauren Ono.

A profissional lembra que não há algo que substitua o sangue: “Cremos que a comunidade deve se sensibilizar. Toda pessoa está exposta a riscos e pode precisar de sangue”, comenta. Todos os tipos de sangue podem ser doados.

Doe!

O Banco recebe doações toda segunda, quarta e sexta-feira, das 7h às 11 horas. Por dia, conseguem atender no máximo a 30 pessoas. “O grande desafio é manter o estoque ao longo do ano. Se alguém veio e não conseguiu doar, convidamos a voltar outro dia”, finaliza.

Para quem deseja doar sangue é preciso ter entre 18 e 69 anos, acima de 55 quilos, estar com bom estado de saúde e ir bem alimentado para o dia da doação, levando um documento com foto.

Postos de saúde da Cidade Azul e toda microrregião do município recebem as bolsas de sangue estocadas. O Banco de Sangue de Rio Claro fica anexo à Santa Casa, na Avenida 15 com a Rua 2, no Centro.

Qual sua opinião? Deixe um comentário: