Aumento no número de vereadores divide opiniões

177

Ednéia Silva

Vereadores participam de sessão ordinária no auditório da Acirc. Câmara Municipal tem atualmente 12 parlamentares
Vereadores participam de sessão ordinária no auditório da Acirc. Câmara Municipal tem atualmente 12 parlamentares

A polêmica em torno do projeto de lei que propõe o aumento no número de vereadores de 12 para 21 continua. Não há consenso entre os próprios parlamentares. A população vem se manifestando contra a proposta, enquanto a maioria dos partidos defende a ampliação de cadeiras sob o argumento de aumento da representatividade.

Em entrevista à Rádio Excelsior Jovem Pan na última segunda-feira (17), o vereador João Teixeira Junior (DEM), o Juninho da Padaria, posicionou-se contra o projeto. Juninho disse que defende o livre pensamento, mas precisa defender com mais afinco a opinião popular, que tem se manifestado contra a proposta.

Juninho lembrou que na legislatura anterior também foi feita uma tentativa de ampliar o número de cadeiras na Câmara Municipal e ele votou contra. O mesmo deve se repetir agora. Além de falar sobre o projeto, o parlamentar criticou a forma como o Executivo trata o vereador. Segundo ele, quando a administração municipal precisa aprovar algum projeto, afaga o vereador e atende alguns pedidos, mas de outra forma os parlamentares são desprestigiados.

O vereador disse ainda que o argumento de aumento da representatividade com a ampliação das cadeiras no Legislativo é uma incógnita. Para ele, não adianta ter mais vereadores, se não houver apoio do Executivo em benefício do bem coletivo.

O vereador Agnelo da Silva Matos (PT), presidente do Legislativo Municipal, também falou sobre o assunto na terça-feira (18) no Programa Jornal da Manhã da Rádio Excelsior Jovem Pan. Matos é favorável à ampliação do número de parlamentares na Câmara. Para ele, deveria haver um vereador para cada grupo de 10 mil habitantes.

Ele acredita que, quanto maior o número de vereadores, maior a chance de eleger pessoas da base social, principalmente tendo em vista que o Brasil deverá realizar uma reforma política que vai alterar o sistema eleitoral. Matos defende que, com mais cadeiras, será possível eleger mais lideranças natas e não apenas quem tem capital econômico para disputar a eleição.

Quanto ao valor, Matos explica que o índice de repasse não muda, porque é limitado a 6% da arrecadação municipal. De acordo com ele, em Rio Claro, o percentual repassado pelo Executivo é ainda menor, de 4,9%, e a Câmara consegue devolver recursos. O presidente admite que haverá aumento de gastos, mas o índice de repasse ficará inalterado.

Otávio Chiossi, ex-vereador, ex-presidente da Câmara Municipal, também defende um Legislativo com 21 cadeiras. Para ele, mais importante que discutir o aumento do número de vereadores é debater o número de funcionários da casa. Ele lembra que, quando a Câmara tinha 19 vereadores, havia apenas 23 servidores para realizar todos os serviços. Hoje, esse número gira em torno de 120 para uma Câmara com 12 parlamentares.

Chiossi acredita que os servidores efetivos são mais prejudiciais que os comissionados a longo prazo, por causa das aposentadorias, que são com salários integrais. Ele prevê que em dez ou 20 anos o custo Câmara será muito alto para o município. Portanto, em sua opinião, o que pesa é o número de funcionários que, em alguns casos, ganham mais que o vereador.

2 COMENTÁRIOS

  1. ****A questão que abrange o aumento de cadeiras. no legislativo ,Rio-Clarense E TAO DESNECESSÁRIO!!QUANDO NA VERDADE IMPORTÂNCIA SERIA **QUALIDADE NÃO QUANTIDADE****OS PRESTADOS SERVIÇOS DA ATUAL EQUIPE QUE CONSTITUÍ A CÂMARA MUNICIPAL DE DA CIDADE DE**RIO CLARO!!!!SÃO MUITO RUIM PARA NÃO DIZER PÉSSIMO!!!FRACO DESEMPENHO EM PROL, A CIDADE DE RIO CLARO !!!AUMENTAR QUANTIDADE, E SÓ AUMENTAR GASTOS DESNECESSÁRIO!!!!!RIO CLARO, NECESSITA DE PARLAMENTAR COMPETENTE, ISTO ***SIM***FAZ A DIFERENÇA!!!!A BAIXA CREDIBILIDADE DOS NOSSOS NOBRES VEREADORES, QUE ATE GORA NÃO CORRESPONDO AOS INTERTECES DA POPULAÇÃO >>COLOCAR ESTE TEMA EM PAUTA !!SIGNIFICA FALTA DE TRABALHO SERIO!!!UMA CIDADE ABARROTADA DE PROBLEMAS URBANOS!!!UMA INFRA INSTRUTURA COMPROMETIDA!!! COM CAUSAS PRIORITÁRIOS A SER ABORDADA, DESVIAR O FOCO ESTA BOBAGEM !!! ESTE TEMA QUE SÓ INTERESSA AO VEREADORES QUE ESTÃO PREOCUPADO COM PRÓXIMO MANDATO !!!NÃO PARA A POPULAÇÃO***QUE PAGA OS SALÁRIOS DESTE NOBRES VEREADORES(AS)!!!!O SÓ FAZER UM PLEBISCITO!!!!E COM CERTEZA A POPULAÇÃO VAI DIZER UM***NÃO**** DO TAMANHO DOS PÉSSIMOS SERVIÇOS, PELA ESTA ATUAL CÂMARA DE VEREADORES(AS)!!!!!UMA PEQUENA OBS.::COMO PODE UMA CIDADE ,TEM UMA SAÚDE PUBLICA COMPROMETIDA COM A EFICIÊNCIA!!!SEGURANÇA PUBLICA,VIOLÊNCIA DESENFREADA HOMICÍDIOS TODA HORA!!!!!POLITICA AMBIENTAL NÃO EXISTE UMA VERGONHA !!!OBRAS PRIORITÁRIAS SE PERPETUANDO NO ESQUECIMENTO!!!EXEMPLO NOVO FÓRUM>>>ANEL VIÁRIO DA UNESP>>UMA CRATERA ABERTA A MAIS DE 80 DIAS NA RUA>>14- A NO JARDIM BANDEIRANTES!!HERANÇA DEIXADA PELA QUELA !!PORCARIA DE OBRA SEM PLANEJAMENTO AMBIENTA ,O DIRECIONOU O CURSO DA **TUBULAÇÃO **BEM ONDE NASCE A NASCENTE !!!!BAIRROS SE PERPETUANDO SEM SINALIZAÇÃO !!! COMO ORESTES ARMANDO GIOVANI!!!!RUAS ESBURACADAS!!! LIXO EM LOCAL DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE***COMO A ESTRADA DA BOMBA!!NO BAIRRO VILA NOVA!!!!!!!MINHA OPINIÃO !!!ABORDAR ESTE TEMA SOBRE AUMENTAR A QUANTIDADE DE VEREADORES NO MINIMO E FALTA DE CRIATIVIDADE POLITICA !!ESTA DEIXANDO CLARO QUE INTERTECES PERTINENTES POPULAÇÃO DA CIDADE DE**RIO CLARO***ESTÃO SENDO OCUPADA POR BESTEIRAS QUE LEVA A NADA PARA ,LUGAR NENHUM!!!!!!!!LAMENTÁVEL UMA VERGONHA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. na minha opiniao votar a favor ao aumento de cadeiras na camara municipal e um ato desnecessario deveria sim ter mais qualidade em relacao aos vereadores do que quantidade isso geraria um gasto enorme para o municipio porque geraria mais gastos para a prefeitura porque seria um aumento de mais acessores porque cada vereador possui 3 acessores fora aqueles que sempre da aquela velha ajudinha na hora do apoio a candidatura sempre gerando o velho CABIDE de emprego eu vejo que tem mais coisas para se preocuparem do que votarem a esse aumento falta de tudo infra estrutura hospitais lotados bairros abandonados isso e bom para eles NOBRES VEREADORES mais apopulaçao fica abandonada porque nao tem qualidade nenhum nestes doze que ai se encontram na minha opiniao sao os dozes piores VEREADORES que nesta gestao ocupam o cargo isso e uma vergonhaaaaaaaaaaaaaaaaaa.

Qual sua opinião? Deixe um comentário: