Agentes ambientais discutem meio ambiente e propõem ideias ao município

48

Dando início às ações do projeto Junho Verde Azul, na quarta-feira (6) foi realizado o 1º Encontro dos Agentes Ambientais Mirins, promovido pela prefeitura, através das secretarias da Educação e Meio Ambiente. A atividade reuniu aproximadamente 400 alunos de 23 escolas de ensino fundamental da rede municipal de ensino no auditório do Núcleo Administrativo Municipal (NAM). O segundo encontro será realizado no dia 14 de junho, totalizando cerca de 650 crianças participantes.

Divididas em turmas, as crianças participaram de palestras com temas ambientais nos períodos da manhã e da tarde. As propostas discutidas e aprovadas pelos jovens estudantes serão entregues ao prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, em encontro agendado para o dia 15 deste mês.

“Há um grande interesse das crianças pelas questões ambientais. O tema mais abordado por elas no projeto foi resíduos sólidos e sua destinação correta”, observa o secretário municipal da Educação, Adriano Moreira.

Para o secretário de Meio Ambiente, Ricardo Gobbi, a participação de toda a comunidade é importante para atingir o principal objetivo, que é a conscientização ambiental.

“Fazer um trabalho de conscientização é fundamental para as próximas gerações, além de buscar ações para minimizar e conter os impactos ao meio ambiente”, afirma Gobbi.

O evento também teve a presença de Júlio Lopes, vereador e vice-presidente da Câmara Municipal.

O projeto Junho Verde Azul consiste em 15 atividades que serão realizadas ao longo do mês, intensificando ações ambientais, elaboradas em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 05 de junho. A ideia é intensificar as ações ambientais através da realização de palestras, plantios, feiras de outras e outras atividades que contribuam para a construção de propostas com fins ambientais buscando melhor qualidade de vida para todos.

Além do encontro de agentes ambientais, o calendário de atividades Junho Verde Azul terá ainda oficina de horta caseira, caminhada e corrida ecológica, brincadeiras ambientais e feira de trocas, cine-ambiental à luz do luar, ecofaxina, exposição fotográfica, plantio consciente, encontro de adoção de cães e gatos, plantio na zona rural, ciclo de palestras com temáticas ambientais e blitz educativa.

O evento é realizado pela prefeitura, com patrocínio da Construtora Caprem, e apoio da BRK Ambiental, do Grupo Komedi, Unesp (Universidade Estadual Paulista), Shopping Rio Claro, Grupo Palhaços Espaguetes e Covabra Supermercados. Mais informações pelo e-mail semarioclaro@gmail.com.

A realização do Junho Verde Azul é mais uma ação que faz parte das diretivas do “Programa Município Verde Azul”, iniciativa do governo estadual que pontua investimentos ambientais feitos pelos municípios. As cidades que atingirem a pontuação necessária obtêm o certificado e garantem prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).

DEIXE UMA RESPOSTA