​Guarda Civil recebe capacitação sobre uso de arma não letal

217

Em mais uma etapa de qualificação da Guarda Civil Municipal de Rio Claro, os profissionais do setor tiveram na terça-feira (17) a capacitação e instrução para o uso de armas não letais. Organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, a instrução foi comandada pelo coordenador de treinamento da empresa Condor, Ricardo Soares. “As tecnologias não letais possibilitam aos agentes da lei o emprego proporcional da força, reduzindo os casos da utilização de armas de fogo”, diz Soares.

O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que acompanhou parte da teórica do curso destacou a importância da tecnologia no auxílio da segurança. “Essa instrução aprimora o trabalho realizado pela guarda municipal e auxilia na preservação da vida, ao mesmo tempo em que pode proteger a integridade física dos guardas e da população”, explica Juninho que lembrou da parceria da GCM com as policiais Militar e Civil na redução dos índices criminais por cinco meses consecutivos.

“A capacitação está dentro do cronograma que elaboramos para aprimorar o conhecimento dos guardas municipais, assim como foi realizado recentemente com a Defesa Civil”, comenta Marco Antonio Bellagamba, vice-prefeito e secretário da pasta.

Além da Guarda Civil local, o curso contou com a participação das guardas civis municipais de São Carlos, Brotas, Limeira, Piracicaba, Ibaté e Guarulhos, além de representantes do Samu. O ciclo de atualização técnica engloba atividades teóricas e práticas. Foram demonstrada as mais avançadas tecnologias de arma não letal, como munições de impacto controlado (projéteis de borracha e outros materiais), granadas explosivas lacrimogêneas, granadas e munições fumígenas e sprays de pimenta.

A prefeitura tem feito a sua parte iluminando pontos escuros da cidade, colocando mais guardas municipais nas ruas através da Operação Guarda Cidadã, criando duas Centrais de Segurança Integrada (CSI), ampliando o sistema de comunicação da Guarda Municipal na área rural, realizando o treinamento do canil municipal no Lago Azul enquanto faz o patrulhamento do parque, entre outras ações desenvolvidas pelo município.

Qual sua opinião? Deixe um comentário: