SP-191: duplicação terá início somente em novembro

468

Lucas Calore

Anunciada no mês de abril pelo governador Geraldo Alckmin, a obra de duplicação da Rodovia Wilson Finardi (SP-191), entre Rio Claro e Araras, terá seu início atrasado em cerca de quatro meses.

Previstos para julho, os trabalhos para duplicar a via se iniciarão somente no mês de novembro. A informação é da Artesp – Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo.

A duplicação da SP-191 será feita entre os quilômetros 49,7 e 74,7. A estimativa de conclusão é para fevereiro de 2019.

Serão investidos na intervenção R$ 82,2 milhões. Esses prazos foram propostos pela própria concessionária e aprovados pela Artesp durante a avaliação do projeto.

Atrasos

Segundo o deputado Aldo Demarchi, a Artesp foi criada para fiscalização. “Nós estamos cobrando a concessionária Intervias, responsável pelo trecho, que agora está com o projeto executivo pronto, mas que demorou demais para concluí-lo. Ainda, cobramos a própria Artesp. Ela tem como obrigação fiscalizar a concessionária”, detalha.

Aldo ressalva, ainda, que conforme contrato assinado pela Agência com a Intevias e o Estado, assim que atingido o número de veículos por minuto que trafegam no trecho, deve-se então duplicar a via.

“Faz um ano que atingiu esse dado entre Rio Claro e Araras. Por isso a obra, na realidade, já era para estar quase concluída. Não há discussão. Se a Artesp não faz [a fiscalização], pode ser multada”, conta.

A Artesp informou em nota ao JC que a duplicação, além de trazer maior comodidade aos motoristas, com redução do tempo de viagem, também irá aumentar a segurança da rodovia ao eliminar as ultrapassagens utilizando a pista do sentido oposto.

Segundo trecho

Há, também, um estudo para duplicação do trecho entre Rio Claro, Ipeúna, Charqueada e São Pedro. “Assim, deverá ser feita uma nova concessão. Porém, não haverá pedágio”, finaliza Aldo Demarchi. Vale lembrar que o trecho já foi palco de diversos acidentes fatais.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO