Produtos JC
Notícias
int(65455)

Publicado por: data 04-09-2010 09:06 em noticia

TEMPO SECO: com umidade relativa do ar baixa, ideal é beber bastante líquido e moderar nos exercícios


TEMPO SECO: com umidade relativa do ar baixa, ideal é beber bastante líquido e moderar nos exercícios

Sidney Navas

Ninguém duvida que a prática de exercícios físicos traz benefícios para a saúde das pessoas. Mas atenção. Em dias quentes e de tempo seco, a tradicional malhação e demais exercícios ao ar livre, ao invés de benefícios, podem aumentar ainda mais as probabilidades de crises de bronquite e asma, além de tosse, falta de ar e até mesmo infecções. Por isso, todo cuidado é pouco e algumas atividades físicas, como futebol e corrida, devem ser evitadas a todo custo (principalmente das 10 às 16 horas). Nesta época, apenas um abuso é permitido: beba bastante água. O ideal é beber pelo menos dois litros de água por dia.
O professor de musculação e coordenador de esportes da academia do Grupo Ginástico Rioclarense, Uisner Lucas, explica que a respiração depende muito da umidade das vias aéreas e, se o ar fica muito seco, o muco engrossa, dificultando a passagem do oxigênio para o sangue.
"As vias áreas são aquelas que mais sofrem com a baixa umidade do ar. Os olhos, nariz e garganta ressecam. Por isso, para as pessoas que não conseguem ficar sem se exercitar, mesmo em dias quentes e secos, o ideal é evitar atividades intensas que estimulam a respiração", observa o professor.
"O ideal é beber bastante líquido durante as atividades físicas", aconselha o professor. Um corpo desidratado pode ser a porta de entrada para viroses. Isso porque sintomas como diarreia e vômito podem ser pontencializados com a baixa umidade relativa do ar. "Por isso é necessária a ingestão de bastante água e sucos. Isso ajuda a evitar que uma possível virose cause uma desidratação ainda maior que a provocada pelo clima seco", diz Uisner.
Os mais jovens são mais resistentes aos efeitos da baixa umidade relativa do ar, diz Uisner, mas nem por isso os mais novos estão livres de problemas, caso insistam em continuar se exercitando sem os devidos cuidados. "Prefira uma alimentação leve, antes de começar a malhar. A hidratação não deve ser esquecida nunca. O importante é beber bastante líquido, antes, durante e depois da prática de atividades físicas", observa o professor.
Em Rio Claro, durante a última semana, de acordo com o Centro de Análise e Planejamento Ambiental (Ceapla) da Unesp, a umidade relativa do ar ficou em cerca de 25%, ou seja, em estado de atenção. O ideal é que a umidade relativa do ar alcance um índice acima dos 60%.
674 visualizações desta notícia