Samia Dias

Você está arrumando a casa durante a crise?

A todo momento somos bombardeados com informações sobre a crise econômica que o Brasil enfrenta, que afeta o bolso de todos os brasileiros e de todas as empresas. Mas será que devemos ficar de braços cruzados esperando a tempestade passar?

Claro que não!

O clima dentro das empresas é muito tenso, todos os colaboradores não sabem se irão trabalhar no dia seguinte e, os que sabem, possuem dúvidas a respeito dos empregos dos colegas que convivem diariamente. A insegurança os assola todos os dias e ninguém do departamento de RH ou da diretoria consegue informar o que realmente irá acontecer no dia seguinte ou no próximo mês.

Se a empresa vai bem, o colaborador recebe a informação que a empresa de seu parente ou vizinho demitiu diversos trabalhadores, daí vem a dúvida: será que isso vai acontecer comigo também?

A única coisa que se escuta falar dentro das empresas é a contenção de despesas, cortes nos orçamentos e muitas vezes, o primeiro investimento cortado é na comunicação e no marketing. É difícil fazer uma avaliação se as empresas estão tomando o rumo correto. Não estamos lá dentro para analisar a fundo o que realmente deve ser cortado ou não. Mas uma coisa é certa: os colaboradores que ali permanecem não podem estar inseguros e desmotivados.

Se o faturamento está baixo, e as empresas não estão vendendo, precisam de colaboradores motivados e estimulados para que cheguem ao trabalho com vontade de vencer e, principalmente, passem essa motivação aos seus clientes.

A Responsabilidade é de todos

As empresas costumam jogar toda a responsabilidade para o departamento de vendas, porém não é somente este departamento que faz a empresa andar.

Num momento de desmotivação, ninguém quer ser responsável pelo problema e todos culpam a Crise. Até mesmo quando um cliente aparece com problema num determinado produto e precisa fazer uma troca ou uma reclamação, é muito provável que encontrem aquele colaborador desmotivado que não toma o problema para si.

O correto é que todos os colaboradores queiram resolver este problema, que tratem bem este cliente e que o encaminhe para a pessoa responsável. Que comunique a este cliente que é muito difícil acontecer este tipo de problema na empresa, mas que ele está pronto a ajudar.

O problema é meu

Esta frase deve estar na mente de todos os colaboradores, como um lema, para que procurem resolver ou ajudem a resolver os problemas que acontecem na empresa, sabendo que a solução dos problemas é fundamental para que nos dias de bonança, todos estarão fortalecidos e prontos para continuarem a luta e a caminhada.

Liderança motivada = Equipe motivada

Os líderes são os responsáveis pela motivação de sua equipe. Pensamento negativo, semblante negativo e falas negativas, são a chave para uma equipe desmotivada.

Os problemas pessoais devem ser deixados do lado de fora. Os problemas da empresa devem ser solucionados com vontade e determinação.

Como arrumar a casa

Para que todos os colaboradores estejam motivados, é necessário o investimento em comunicação interna e endomarketing.

É o momento de investir em treinamento de equipe, treinamento de líderes para que todos se sintam acolhidos pela empresa e possam enxergar que é possível vencer.

Muitos empresários podem dizer que treinar custa caro, mas deixar de treiná-los custa mais caro ainda!

Outros posts deste autor
Você sabe o que seu consumidor quer?
Omni-channel, como fazer e por que fazer?
Tenha sucesso com sua equipe de vendas
Ser lembrado é o suficiente?
Viva a experiência!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JCblogs Produzido por Gabriel Ferrari Mariano