Gabriel Ferrari

Um novo sistema pra sua cabeça

Certa vez vi uma pequisa que dizia que nossas células morrem, e então nosso corpo repõe elas com outras novas. De 2 dias à muitos anos, as células se renovam. Então, depois de um determinado tempo, não temos nenhuma célula antiga no corpo. Somos um indivíduo completamente diferente. Isso dá sentido para aquela frase “Quero morrer e nascer de novo“.

Se somos um indivíduo fisicamente novo, por que continuamos com a mesma vida? Você deveria tentar responder essa pergunta antes de continuar lendo. Porque vivemos coisas que nós gostamos, mas continuamos revivendo outras coisas desagradáveis, muitas vezes anos a fio? Existem  três possíveis fatores de causação. Seu cérebro, sua consciência e seu cenário social.

Bom, se você tomar um avião para o  Japão agora mesmo, o ambiente vai mudar drasticamente. Mas enquanto está ai no lugar de sempre, amanhã será parecido com hoje. Esse é o seu cenário social. Quem você é(hoje) e o que você faz define quem é você para si mesmo e para os outros. O cenário pode implicar novas situações, mas não vai necessariamente eliminar situações antigas. Afinal, você pode ser  depressivo, ir para o Japão, e continuar depressivo lá! O  cenário não é o responsável.

distrito de Yoshino - Japão. Um ambiente totalmente diferente

Você seria diferente se vivesse em Yoshino, no Japão?

 

A maquina dentro de você

Os neurônios quando perdidos, não são substituídos. Por isso pegue leve no álcool e por favor, não use maconha. Mas pequisas sugerem que os que estão vivos e fortes se renovam também. O cérebro tem uma estrutura chamada memória. Ela é responsável por armazenar informações. Fatos, conceitos, experiências. Muitas coisas. Estão sempre lá. Curioso não? O corpo inteiro é renovado mas as memórias continuam lá… É bem parecido com um computador. É como  trocar as peças do computador sem precisar trocar os arquivos e programas.

Troca-se todas as peças, mas o programa é o mesmo.

Troca-se todas as peças, mas o programa é o mesmo.

 

É esse o fator principal. O seu programa principal! A sua consciência é o  seu Sistema Operacional! Você troca as peças do seu computador(suas células) mas o sistema é o mesmo (a conciência). É isso o que precisamos fazer. Atualizar o sistema! Podemos corrigir os erros, substituir programas antigos obsoletos por novos e implementar novas atualizações!

 

“O problema é mudar, mas a consciência de quem você é continuar a mesma.”

 

 

Como funciona seu velho programa

Todos os dias, você liga seu computador. Trabalha e faz o que precisa fazer com os programas e arquivos que estão na memória. Então você salva os arquivos  e desliga o computador. Mas quando você liga ele todos os seus arquivos e programas estão lá de novo, do jeitinho que deixou. Como é possível? Simples, quando você liga ele, o sistema recupera todos os programas e arquivos que você gravou na memória(no disco rígido).

O sistema vai funcionar de acordo com esses  programas e arquivos que você deixou instalados.Tudo será executado exatamente da mesma maneira até que você  mude os programas instalados no sistema. Nós não somos muito diferentes dos computadores. Salvamos em nossa memória conceitos que ditam como será nosso modus operandi de todo dia.

 

Desligando o Cérebro

Quando você desliga o computador é como se ele tivesse morrido. Ele perde o controle, e fica vulnerável. Mas é necessário para que o sistema possa ser modificado. Você também é desligado toda vez que dorme. Afinal, quando dorme fica totalmente vulnerável. Você não pode ter certeza se vai acordar! Você fica desligado. E isso é morrer por um dia.

Mas quando você  acordar no dia seguinte (se acordar), isso será um reinício. Está ai sua oportunidade de morrer e nascer de novo.  O problema é que, se é um reinício onde tudo pode ser diferente, por que algumas coisas continuam acontecendo?

 

Você também pode ser desligado

Você também pode ser desligado – O homem bicentenário

 

Você vive cada dia, seja ele bom ou ruim, até que chegue a hora de dormir. Nesta hora seu “sistema é desligado“. Sua consciência é seu sistema. E ela é desligada. Mas no outro dia você acorda. A primeira coisa que é feita é recuperar da memória os arquivos principais da sua consciência:

 

  • Valores;
  • Crenças;
  • Premissas;
  • Julgamentos;
  • Sua Ética e Moral;
  • Preconceitos;
  • Medos;

 

Coisas simples ou complexas como:

  • “Dinheiro não traz felicidade.”
  • “Sou feio(a) demais.’
  • “Não gosto de brócolis.”
  • “Homem nenhum presta.”

 

E isso vai guiar todos os seus dias. De todas as suas semanas. De todos os seu meses. De toda a sua vida. Esses mesmos “programas instalados” vão fazer você passar pelas mesmas situações na vida de novo, e de novo.  Nenhum problema com eles à princípio. É natural ter esse conceitos(Exceto preconceitos. Você não deveria ter preconceitos. Eu já falei aqui como o preconceito dita a sua vida).

Mas no decorrer do tempo é bom poder modificá-los, evoluí-los para obter novas experiências de vida. Se quer mudar alguma situações, precisa atualizar sua consciência, e mudar o “sistema de crenças” da memória.

 

sistema-operacional-consciencia

 

 

Tudo bem mas eu já tentei mudar e sei lá, não consigo”. Bom, não é possível instalar atualizações enquanto os processos antigos estão executando. É preciso encerrar os processos, limpar o computador e instalar atualizações. O mesmo vale pra você.  Essas crenças, hábitos e valores precisam ser eliminados. Substituídos por novos para que você comece a “executar novas situações de vida“. À partir daí, é só reiniciar o sistema através de uma boa noite de sono.


atualizações-reiniciar

 

 

Quando o computador não está mais legal, em uma situação insustentável de uso, é hora de aplicar uma ação drástica: Formatação. Na formatação não tem pra ninguém. Tudo é apagado. Elimina processos e arquivos antigos. É tudo novo, com a oportunidade de fazer diferente. No próximo post eu vou mostrar como fazer essa operação drástica em você mesmo. Vamos formatar seu cérebro.

jack sparrow

 

 

Outros posts deste autor
analise do cérebro
Como melhorar em 14 segundos
Pra que defender Lula?
Sérgio Moro não é o herói
O herói não é Sérgio Moro
Quem está levando o racismo adiante?
Resolva Conflitos Como Um Mestre Zen

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JCblogs Produzido por Gabriel Ferrari Mariano