Gabriel Ferrari

Qual é a melhor rede social para você?

Estamos em tempos de muita conectividade. Desde a migração em massa de usuários do Orkut para o Facebook e a proliferação dos smartphones, houve uma explosão de redes sociais. Hoje temos centenas de redes. Eu quero mostrar para você que existe vida além do Facebook.

 

facebook-logtipo

A maior rede social do mundo. É como dar uma volta na rua mais movimenta da cidade. Você vai cruzar co muita gente e ficar muito visível. Pode ser divertida, mas se você não souber usar é tão inútil quando Big Brother Brasil.

 

Qual o objetivo dessa rede

Já diz o ditado, “se você não está pagando por algo, você é o produto“. O objetivo do facebook é ter o máximo possível de pessoas penduradas na rede para que seja possível vender publicidade para empresas mostrarem anúncios para você. Por isso que a qualidade de conteúdo da rede é tão variável. Ele não dá a mínima, desde que a pessoas estejam lá. Ele quer mais é que você (se fod..) fique o dia inteiro ligado na rede.

desesperadoFacebook

Como usar?

É uma rede de propósito geral. Pode ser utilizada para entretenimento, diversão, informação, procrastinação, fugir da realidade, manter contato com as pessoas…

Tem coisa bacana, mas tem muita gente postando coisas sem utilidade. Por causa disso você consegue até passar despercebido. Às vezes dá vontade de apagar a conta. Mas cedo ou tarde você vai precisar se comunicar com alguém que está lá. Por causa da quantidade de pessoas é muito útil para empresas e pequenos negócios que sabem criar conteúdo.

Se você souber filtrar o conteúdo, o Facebook torna-se um ótimo recurso, do contrário você é um recurso dele.

facebookgratis

 

 

logo_twitter_withbird_1000_allblue

 

É uma rede social onde você escreve textos muito curtos, no máximo 140 caracteres. Também permite outros tipos de conteúdo como fotos. Isto faz com que  precisão das informações seja grande.

 Como usar?

Por causa dos textos curtos a utilização é muito rápida, consumindo pouco tempo do seu dia.  O que você acha interessante você “retweeta” e passa pra frente. Seguindo as pessoas certas você evita bobagens e fica bem informado.

Eu não sou muito de postar no twitter, mas sigo pessoas ilustres como Guy Kawasaki, braço direto de Streve Jobs nos anos vindouros da Apple. Também acompanho o incríveis artigos do Observatório de Imprensa, atualizações de tecnologia e artigos da BBC Brasil. Abaixo uma foto do conteúdo que citei.

twitter-screen

 

 

Através dos TrendTopics você fica sabendo quais os assuntos que estão tendo maior reprecursão. Enfim, o twitter é como um jornal moderno onde você faz o seu conteúdo. Ao invés de procrastinar no Facebook, eu recomendo que você acabe com o tédio com o Twitter.

 

logo-instagram-aplicativo

Instagram é uma rede social de “fotografias artísticas“, para ser usada pelo smartphone. Na realidade você pode colocar qualquer tipo de imagem, mas neste caso o Instagram fica (tão chato) igual ao Facebook.

É uma rede social onde você tira fotos e publica em algum contexto da situação. As fotos vão sendo exibidas seguidamente, como em um blog ou feed de notícias do Facebook.

 

Como usar?

Ela é extremamente recomendada para fotógrafos ou pessoas que tem a capacidade de fazer arte com momentos da vida. Um bom uso do Instagram é você praticar suas habilidades de fotografia e dar liberdade à sua criatividade.

Pode ser legal por exemplo, fazer uma linha do tempo dos melhores momentos da sua viagem para Punta Cana ou simplesmente colocar uma foto de uma coisa interessante ou engraçada do seu dia.

Aquele-momento-terrível

Bom, afinal o Instagram é seu e você usa como quiser.  Tente apenas despertar a curiosidade das pessoas. Veja algumas outras fotos do Instagram.

 

pinterest_logo_0

Ah, a minha rede social preferida…

Sabe aqueles painéis de fotos com pininhos na parede? Então, é isso que o Pinterest é. O Pinterest é uma rede social para ser seu catálogo de fotos e imagens. Com ele você cria painéis de imagens de diversos assuntos.

Como é uma rede social, outros usuários podem seguir seus painéis e acompanhar as novidades que você coloca. Você pode “pinar” fotos de outras pessoas e colocá-las no seus painéis.

 Como usar?

Empresas e pessoas usam como portfólio de seus produtos e serviços. Eu uso para:

  • Guardar fotos de motos e motociclismo.
  • Montar um painel da cultura japonesa.
  • Guardar modelos de tatuagens.
  • Fazer painel onde reúno as coisas engraçadas que vejo na internet
  • Fazer outro onde coloco todos os conceitos e frases que resumem meus valores morais.

Dê uma olhada:

pinterest

 

Aqui em Rio Claro a empresa de roupas femininas Closet Mulher tem painéis que servem de inspiração de estilos.

pinterest closet mulher

 

tumblr

Tumblr(pronuncia-se Tãmbler) é uma plataforma de blogging. Não é propriamente uma rede social mas qualquer usuário do mundo pode criar o seu micro-blogging lá. Vivemos em um tempo onde nada se cria e tudo se copia. Se você é um “gerador de conteúdo” considere-se uma pessoa rara.  Você pode consolidar todo o seu conteúdo pessoal em um Tumblr.

 Como Usar?

O Tumblr é como um diário, que vai agregando conteúdo com o tempo. No tumblr você pode colocar seus pensamentos, suas ideias.. e pode deixar tudo publico, à quem interessar.Você também pode criar um Tumblr temático, como os abaixo:

 

Coisas que se encaixam perfeitamente nas outras

Um Tumblr que é perfeito para pessoas que tem TOC – Transtorno obsessivo-compulsivo. Mostra coisas pelo mundo que, bem…. se encaixam perfeitamente em outras!encaixa

 

 

Celebridades desaparecidas

Onde foi parar a Tiazinha? E o fofão? O Tumblr relembra um pessoal que fez sucesso mas anda meio sumido.

tumblr celebridades desaparecidas

 

 

Outras Redes Sociais

linkedin_logo_11

Rede Social para negócios e contatos profissionais. Pra quem tem um currículo recheado é um ótimo lugar para procurar emprego.

tinder

Tinder é uma rede social onde pela foto do perfil do Facebook você encontra alguém pra sair. Muito fútil, mas eficiente.

 

Ashley-Madison

Ashley Madison é uma rede social pra fazer sexo. O slogan é “A vida é muito curta, então curta um caso“. Parece brincadeira, mas está cheio de gente da cidade….

bliive

Bliive é uma rede social de ajuda. Você troca horas de sua ajuda pela ajuda de outras pessoas.

 

Estar ativo em cada rede será impossível. Mas nada impede de manter um pezinho em cada uma e aproveitar do que ela tem à oferecer (já pensou na Ashley Madison né safadão???).

Outros posts deste autor
analise do cérebro
Como melhorar em 14 segundos
Pra que defender Lula?
Sérgio Moro não é o herói
O herói não é Sérgio Moro
Quem está levando o racismo adiante?
Resolva Conflitos Como Um Mestre Zen

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JCblogs Produzido por Gabriel Ferrari Mariano