Carine Corrêa

Não está funcionando

É com ele que aprendi essa expressão. Do tipo: “se você está tentando resolver algum problema e ele não está sendo resolvido, é porque o jeito que está fazendo não está funcionado. Não será a hora de repensar?”. Foi com esse conhecimento de “vida” que me veio uma reflexão sobre um texto do Enrique Leff – autor de grande renome na área da Educação Ambiental – que discorre sobre a crise ambiental.

Quando ele sugere um re-conhecimento do mundo que habitamos – já que relaciona a crise ambiental com a crise do conhecimento, crise de civilização – me veio essa expressão. Como se a Terra apitasse a mensagem para nós: “atenção seres humanos, repensem em sua relação com o mundo, pois não está funcionando, câmbio”.

E como algumas “conquistas” da racionalidade do homem o envaidecem. Se conseguimos por meio das tecnologias e da manipulação de alguns recursos naturais fazer “grande obras”, nos envaidecemos tanto que nos esquecemos do ambiente que nos cerca. É somente a partir do desequilíbrio que repensamos alguma forma de invertê-lo – mas não para alcançar uma harmonia com o mundo – mas para que possamos novamente voltar a exercer nossas vaidades, com os recursos que são necessários para fazê-las.

Uma busca insaciável do controle. Se algo foge do controle, pronto. A crise está anunciada. Manchetes sensacionalistas são divulgadas nos quatro cantos do mundo. As pessoas se apropriam de posições políticas para atacarem uns aos outros, quando na verdade, o grande protagonista da história é levado para um segundo plano. Estamos em uma espécie de plano inferior de um subconsciente coletivo: discutindo, discutindo e discutindo. Enquanto os espaços de um mesmo planeta que habitamos estiverem sob a concessão de determinada empresa ou limitados pelas fronteiras; e quando toda essa lógica da propriedade ainda fazer sentido, penso que não sairemos do lugar.

É somente a partir de outro conhecimento e relacionamento com o mundo, que poderemos avançar no caminho da harmonia. Esse método que estamos exercendo, pelo visto, não está funcionando. Não será a hora de repensar?

Outros posts deste autor
Batalha lunar
Meu espírito é selvagem
Flor&ser
Simples(mente) o presente
O feitiço do gengibre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JCblogs Produzido por Gabriel Ferrari Mariano